sábado, 31 de dezembro de 2011

Campanha de Preservação do Rio Parnaíba

                         Rio Parnaíba Pede Uma chance Para Viver!
 Ame o verde, preserve o meio ambiente.
 Diga não ao desmatamento ilegal.
 Junte-se a nós preservando o que nos resta de mata ciliar nas margens do
 rio Parnaíba, em especialmente em Miguel Alves-PI.
 Evitando as consequências antrópicas (ação) do homem a degradação das margens do rio.
 O assoreamento do curso d´água se dá através da derrubada de arvores, da queda de barreiras, do lixo que é jogado no seu leito, formando bancos de areia e impedindo a passagem do seu curso normal.
Sem esta proteção natural das arvores, o solo fica vulnerável á erosão das águas e dos ventos.
  A solução é preservar as nascentes dos rios, que estão ameaçadas de secar.
  Não é só preocupação de governo, mas de todos nós que tanto necessitamos do tão precioso líquido que é água, a principal fonte de sobrevivência de todos.
  Ajude-nos a preserva o Rio Parnaíba.
  Conto com seu apoio.
  Edição e Fotos: Richarle Tuira
  E-mail: richarletuira@hotmail.com

  Esta campanha é uma iniciativa do escritor Richarle Tuira, desde 2011, vem desenvolvendo um trabalho de conscientização do meio ambiente nas escolas, nas rádios comunitária. 
  Apoio: Blog: Miguel Alves Ponto de Cultura

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Artista da terra supera dificuldades e lança o seu 2º DVD

  Dedilhando seu violão ele, que canta músicas que falam de escravidão, fuga dor saudades e tristeza. Canta – e conta – história que podem parecer ficção , mas que são reais e foram vividas pelo próprio autor. Aurélio Andrade Moraes, é um homem que conheceu escravidão em fazendas no interior do Estado do Pará-PA. Hoje vive no Assentamento Jenipapeiro da Mata município de Miguel Alves-Piauí, em uma lote onde obtém o sustento de sua família quebrado coco babaçu e plantando. Diversas culturas como milho feijão, arroz, para sobreviver com dignidade , nas horas vagas pega o seu violão, começa a tocar para esquecer as dificuldades de outrora.
O seu maior sonho é se apresentar no Programa do Gugu Domingo Legal.
Obs.: Quem poder ajudar este artista por favor entre em contato pelo 
 E-mail. richarletuira@hotmail.com

Assista: O vídeo contando a História do miguelalvense Aurélio Andrade, que foi escravizado nas fazendas do estado do Pará-PA.





Jovem miguelalvense se destacar em gravar cd

O Marlone Cd é um jovem interligente

  Este jovem é um exemplo vivo pelo que faz. Ele gosta de  ouvir música de bandas famosa de forró, ele  que é fã do Neto Araújo, da banda Mar de Dorçura, que é o mais novo trabalho de Neto Araújo, do ano de 2012, que já é  sucesso em todo Brasil.
  O Marlone Cd, como é conhecido em Miguel Alves, sempre está conversando com seu idolo Neto Araújo, e o mesmo mantém contato direto com seu fã que é miguelalvense, e assim o nosso garoto destaque, vem ganhado a vida gravado os  seu cd,s   e dvd,s em seu studio.
  Desde  sua infância teve vocação com rádio, já na escola sempre foi o aluno destaque na sala de aula .Talento pela arte de gravar cd , o Marlone, sempre teve. Além disso ele é locutor de rádio Fm, trabalha divulgado as melhores banda de forró, em seu programa conexão fórro.
                                     Edição: Richarle Tuira

Luan Santana é Querido em Miguel Alves-PI

Fonte: da foto www.clickgratis.com.br
Uma Grande Legião de Fãs
Estiveram presente no Clube Raio do Sol, participando da primeira reunião de organização do Fã Clube Teu Encanto de Luan Santana, a Leticia Pinho presidenta e a Vice à moça, foi uma festa, todos cantavam ás músicas, do seu idolo que é querido em todo Brasil.
O Fã clube é união de todos pelo único objetivo de está perto do seu idolo.
O radialista João Batista, da rádio Pontual FM. Comentou a respeito do grupo como irão trabalhar daqui para frente, falou também sobre etica, e disciplina e solidariedade, uns com os outros dentro da comunidade.
Esteve presente no movimento do Fã Clube, o representantedo do Grupo GEPI ( Grupo Evaldú do Piauí ). O movimento presta serviços educacionais, musicais, e viajens, há 10 dez anos no município de Miguel Alves. Comentou que o município ainda é carente, no que diz respeito do lazer e que daqui pra frente temos que mudar comportamento e atitude da comunidade.
Esteve também presente o organizador de eventos o Dj Francisco, conhecido ( por Sodinony) ele é o responsável pelas festas e eventos que irão ser realizado daqui para frente. Comentou que vai se esforça para ajuda o máximo.

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mulheres Quebradeiras de Coco do Município de Miguel Alves-PI

O município de Miguel Alves, com uma área territorial de 1.394,708 km², localizado a 112 km ao norte de Teresina, possui umapopulação de aproximadamente 33.410 habitantes. As principais atividades econômicas do município são relacionadas com a exploração do coco babaçu, e pó de carnaúba, pecuária, comércio e serviços. O município, que apresenta baixos indicadores sociais, é um dos pobres do Piauí, se posiciona no 213º lugar no ranking estadual.
A atividade extrativista do babaçu é extremamente importante na organização sociocultural do município, que foi líder na produção no período de 2000 a 2008, com uma média produtiva de 1.067,70 toneladas. A atividade geralmente é desenvolvida muitas vezes por famílias inteiras, mas as mulheres, geralmente, tem um papel de destaque nesse processo.
Em função disso, grupos de mulheres através da CPT começaram a se organizar e em dezembro de 2009, foi criada a Associação das Mulheres Quebradeiras de Coco no Município de Miguel Alves, com sede na comunidade do Ezequiel. É uma instituição que nasce da organização das mulheres, buscando fortalecer seus direitos políticos, culturais e de gênero. Atualmente são 69 mulheres associadas, vindas dos assentamentos e comunidades: Bom Principio, Ezequiel, Paraíso São Benedito, Riacho do Conrado, Santana, São Jerônimo, Centro do Designo, Jenipapeiro da Mata, Lagoa do Mato, Mato Seco, Pedra Grande, Retrato, Todos os Santos.
A associação está organizada de acordo com a proximidade das comunidades, sendo então dividida em 3 setores, onde as mulheres se encontram mensalmente. Em cada setor, foi construída uma pequena sede, onde são desenvolvidas as atividades de organização e produção. Além do aproveitamento do coco babaçu, amêndoa e mesocarpo, as mulheres produzem materiais de limpeza e artesanato. A organização gera frutos e já possibilitou a aquisição de máquinas de moagem do coco babaçu e de costura para auxiliar no desenvolvimento dessas atividades. 
Durante esse processo de organização, as mulheres alcançaram algumas conquistas no sentido da garantia de políticas públicas para as mulheres, do empoderamento das mulheres, consolidação da mobilização do 8 de março no município, com o objetivo de trazer a público as reivindicações dos grupos, como a delegacia da mulher no município, melhoria no atendimento a saúde da mulher, nas comunidades e no próprio município, construção de estradas, luta pelo acesso a água e educação para as famílias. São mulheres organizadas na luta e na busca pela efetivação dos direitos assegurados na lei.
No dia 29 de outubro acontecerá o V Encontro das Quebradeiras de Coco do Município de Miguel Alves, PI, o mesmo reunirá em torno de 100 mulheres participantes da Associação das Quebradeiras de coco do município.
“Preservar e produzir, sabedoria dos grupos organizados” será o tema estudado pelo grupo no encontro.
Fonte: http://cptpi.blogspot.com.br/2011/10/mulheres-quebradeiras-de-coco-do.html

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Cantora miguelalvense se emocionar ao ver seu vídeo na internet

Acompanhe! 

Mayra, como você, sobe que o seu vídeo foi parar na internet ?
R- Subi através dos meus fãs.
Como você, se sentiu ?
Muito feliz!
R- Você, esperava isso acontecer ?
R- Sim quem luta com fé consegue o que quer…
Qual é o seu sonho daqui para frente ?
R- Meu sonho é nunca deixar de cantar pois é uma coisa que amo fazer.
Eu, agradeço ao Francisco, do Portal Miguel Alves, por ter colocado na internet o meu vídeo, para todos ver o meu trabalho. E agradeço muito o meu amigo Richarle, pois é ele quem vem fazer as minhas entrevistas na minha casa, desejo que ele realize todos os seus sonhos.

Edição: Richarle Tuira
Maiores informações: e-mail: richarletuira@hotmail.com


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

História dos Ex-Prefeitos de Miguel Alves

Primeiro: Prefeito de Miguel Alves
TORQUATO TORRES
Período: 24/05/1912 a 20/07/1926
DADOS BIBLIOGRÁFICOS  Torquato Torres. Nascido no Estado do Maranhão. Capitão da Guarda Nacional. Faleceu em Parnaíba.
Atividades Políticas: Nomeado como primeiro Intendente, hoje equivale a Prefeito Municipal.
Primeiro administrador do Município de Miguel Alves. Durante seu mandato preocupou-se em primeiro plano com a área da Educação. No seu governo criou-se a Escola Nuclear, tendo como professora Anita Burlamaqui, vinda da Capital do Estado. Dentre seus alunos citamos Dr. Rocha Furtado, ex-governador do Piauí, Dr. Miguel Ximenes de Melo, ex-governador do Território do Rio Branco, hoje Estado de Roraima. Aqui na cidade temos os Senhores Lucimar Pontes e Guiomar Ferreira Gomes, como ex-alunos da referida Professora.
Nomeou o primeiro tabelião Sr. Elesbão Vaz Freire o primeiro coletor, Sr. Claro Honório de Oliveira. Dividiu o Município em várias regiões fiscais.






Cargo: Prefeito MARCOS FURTADO DA SILVA
PERÍODO: 22/07/1926 a 14/11/1928
Confinou com a administração Torquato Torres. Em 1927 recebeu a primeira visita de um Bispo a esta cidade. Foi D. Severino Vieira de Melo, que viera em visita Pastoral para conhecer a nova cidade e escolher o lugar para a construção da Igreja de São Miguel Arcanjo. A Igreja acha-se encravada onde antes era a Capela do mesmo nome.



   



Cargo: Prefeito ENÉAS TORRES
PERÍODO 15/11/1928 a 07/10/1930
Continuou com a administração e deu impulso às obras públicas em andamento. As escolas existentes em Miguel Alves passaram a ser chamadas Escolas Reunidas, funcionando no local onde hoje é o Ginásio Poliesportivo. As professoras vieram todas de Teresina.






Cargo: Prefeito CLARO HONÓRIO DE OLIVEIRA
PERÍODO: 08/10/1930 a 20/07/1931
Foi o primeiro Coletor de Miguel Alves. Administrou seguindo o exemplo dos prefeitos anteriores. Adquiriu as primeiras Carteiras Escolares, trazidas de Parnaíba (nosso). Na sua administração comprou 120 braças de terras, onde hoje encontra-se a cidade de Miguel Alves. Saneou as finanças de Miguel Alves e deixou um saldo de 11 contos de réis em Caderneta do Banco do Brasil, a prazo fixo de seis meses.


Cargo:PrefeitoTEM. JOSÉ AUGUSTO NUNES
PERÍODO: 21/07/1931
Oficial da Polícia Militar assumiu os destinos do Município em virtude da Revolução que surgiu na década de 30. Esse militar veio com a missão de manter a paz, a ordem e defender os interesses revolucionários.


Cargo:PrefeitoTEM. MARIO CUNHA PEREIRA
Oficial da Policia Militar, dirigiu o Município de Miguel Alves por força de nomeação do Interventor Federal no Piauí, Capitão Landry Sales Gonçalves, representante do Governo Revolucionário.


Cargo: Prefeito TEM. COSME DE LIMA
Militar, defendeu a ordem pública e procurou administrar ao lado do povo. Adquiriu para o Município uma área de Terras no lugar Todos os Santos e nela construiu um Açude público.



Cargo: Prefeito JOAQUIM DIAS DE SANTANA
Veio de Teresina para exercer o cargo de Intendente, para o qual havia sido nomeado. Tinha a finalidade de normalizar a crise pela qual passava o Brasil naquele
momento, afetando assim todos os municípios do País. Teve três períodos administrativos. O primeiro a contar de 06/03/1933 e termino em 1935. Nesse último ano, processam eleições para prefeitos municipais. Em Miguel Alves, é eleito Joaquim Santana, que toma posse no dia 27 de março de 1936. No dia 10 de novembro de 1937, há o Golpe onde são fechados o Congresso Nacional, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais. Nesse mesmo ano, Joaquim Santana é convidado a permanecer no cargo tendo sido nomeado pelo Secretário Geral do Estado e empossado no dia 02/12/1937 com o mandato findo no 24/11/1943.
Na sua administração que durou um total de anos, procurou dar maior incentivo a educação, trazendo muitos professores Teresina, que passaram a ministrar até o terceiro ano primário. A escola aqui existente passou chamar-se Escola Agrupada Carvalho Filho, funcionando no mesmo local. Murou o Cemitério São José, nesta cidade. Construiu uma ponte no Riachão, aqui próximo com ajuda do Interventor Federal no Piauí, Dr. Leônidas Melo. Concluiu a U. E. Mariano Mendes. Criou e construiu as escolas das localidades
Lembrança, Cupins, Porto do Designo dentre outras.


Cargo: Prefeito JOSÉ FRANCISCO DE SANTANA
Tendo em vista ainda viger o Golpe de Estado, é nomeado no dia 25/11/1943 e passou a ser o Prefeito Municipal, por ato do Interventor Federal no Piauí, Dr. Leônidas Melo. José Francisco Santana era irmão de Joaquim Santana. Em sua administração procurou seguir os planos traçados pelo prefeito anterior. Criou as escolas de Matões e Porto do Designo.





Cargo: Prefeito RAIMUNDO MIGUEL DE FREITAS SANTOS
PERÍODO: 20/11/45 a 07/04/1946
É nomeado prefeito municipal por ato do Secretário Geral do Estado, em substituição a José Francisco Santana. Construiu o primeiro Campo de pouso de Miguel Alves, onde hoje é o Bairro Santa Cecília. Tinha como meta prioritária manter em dia o pagamento dos servidores municipais.





Cargo: Prefeito MAJOR ALCIDES GOMES DA SILVA
PERÍODO: 08/04/46 a 26/08/1946
Ainda sob os efeitos do Golpe de Estado, é nomeado o Major Alcides. Cidadão de uma retidão ímpar manteve a ordem na cidade sem que houvesse repressão. Procedeu a reformas na U. E. Mariano Mendes e doou material escolar aos alunos daquela escola.



Cargo: Prefeito JOSÉ MENESES.
PERÍODO: 27/08/1946 a 11/05/1947
É nomeado Prefeito pelo Interventor Federal no Piauí. Procurou aumentar as rendas públicas do Município e manter a ordem.


Cargo: Prefeito ANDERSON DE CASTRO SOARES
PERÍODO: 12/05/1947 a 27/08/1947 a 21/04/1948 a 31/01/51
Ainda na crise política, teve seu primeiro mandato por nomeação do Dr. Rocha Furtado. Em 27 de agosto resolve deixar o cargo para concorrer às eleições gerais. Eleito pelo por sufrágio direto toma posse em seu segundo mandato em 1948, tendo feito uma grande administração e criado várias unidades escolares. Nomeou as primeiras professoras das escolas de Lembrança e São Simão. Como os demais, continuou a ajudar na construção da Igreja. Construiu a estrada Miguel Alves a União, com uma ponte no lugar Mato Seca, com a ajuda do Governo do Estado.

     
Cargo: Prefeito ANTONIO FURTADO REGIS
PERÍODO 27/08/1947 a 21/04/1948
Com a abandona de Ederson Castro, o Município é dirigido pelo Sr. Antônio Furtado Régis. Operário, passou a dar assistência às pessoas mais carentes do município. Era possuidor invejável inteligência e grande talento. Foi o prefeito mais jovem do Município aos 24 anos de idade. Aos 56 anos formou-se em Direito. É o autor do Hino de Miguel Alves.




Cargo: Prefeito JOSÉ REBELO DO REGO
PERÍODO: 01/02/51 a 01/02/1955
Prefeito eleito pela UDN tendo como vice o Sr. José Teixeira Filho. Construiu o Prédio da Prefeitura Municipal, que a pesar das reformas ainda mantém a mesma estrutura. Construiu cinco Unidades Escolares nos lugares Cupins, Olho D’água, São Luiz, Centro do Designo e Matões. Criou o primeiro Posto de Saúde do Município.





Cargo: Prefeito JOSÉ TEIXEIRA FILHO
PERÍODO: 02/02/1955 a 31/01/59
Eleito pela UDN, tendo como vice o Sr. Marçal Azevedo. Procurou melhorar o sistema viário do Município dando ênfase a abertura de novas estradas.



Cargo: Prefeito JESUS REBELO DO REGO
PERÍODO: 31/01/1959 a 31/01/63 a 01/01/1978 a 31/01/1983
Eleito pela primeira vez pela UDN tendo como Vice o José de Deus Lacerda. No segundo mandato tinha por vice o Sr. Francisco das Chagas Araújo, eleitos pela ARENA. Em seu mandato procurou proceder ao calçamento das vias públicas, abrir novas ruas e distribuir terras a pessoas carentes. Construiu vários grupos escolares. Instalou a CNEC no Município, construindo-lhe um prédio para abrigá-la. Conseguiu o asfaltamento da PI 112 – Miguel Alves a Teresina. Construiu com ajuda do GE a PI 110 – Miguel Alves a Barras. Instalou o sistema de Telefonia Monocanal em Miguel Alves. Conseguiu o sistema de Abastecimento d’água através da AGESPISA. Construiu o HPV. Deu inicio à construção da EU Dirceu Arcoverde. Construiu a Praça Enéas Torres e muitas outras obras.


Cargo: Prefeito DR. JOSÉ ANTONIO REBELO.
PERÍODO: 31/01/1963 a 31/01/1973
Eleito prefeito pela UDN tendo como vice Rad. Lima Medeiros eleito pelo PTB (adversário) e no segundo mandato eleito pela ARENA-I tendo como vice JDLFilho.
Deu inicio ao calçamento das vias públicas. Nomeou professores, criou escolas, construiu postos de saúde e também construiu a Praça José Rego. Criou o SERSOM.







Cargo: Prefeito LUIZ GONZAGA DA COSTA
PERÍODO: 31.01.67/71 a 31.01.73/77
Eleito pela ARENA I tendo como vice Tácito Torres no primeiro mandato e Antomar de Carvalho Gonçalves, no segundo mandato.
Construiu a U.E. Ederson Castro e várias estradas no Município. Na sua administração chegou o primeiro sinal de TV.







Cargo: Prefeito FRANCISCO DAS CHAGAS ARAÚJO
PERÍODO: 01/01/1983 a 31/12/1988/ 01/01/1993 a 31/12/1996
Jovem, humilde. Foi eleito pelo PDS, tendo como vice no primeiro mandato o Sr. Hamilton Filho. No segundo o Sr. Raimundo Nonato Pereira da Silva, eleitos pelo PFL. Na sua administração construiu as barragens de Flores e Lustosa, 34 chafarizes públicos, 10 Unidades Escolares, Implantou o ensino de 5ª a 8ª séries no Município, através do Governo do Estado. Criou a U. E. Dr. Antônio Régis de 5º a 8ª do Município. Construiu os prédios do Núcleo Pedagógico e da Secretaria da Educação. Construiu a estrada Santa. Rita / São José dos Monteiro. Construiu a Praça da Ressurreição, a Praça Helvidio Medeiros. Procedeu o calçamento de várias ruas da Cidade. Construiu a Câmara Municipal. Instalou o sistema telefônico DDD/DDI, na sede e no povoado Angelim. Implantou o SOS Miguel Alves.
  



Cargo: Prefeito Dr. Ivan Torres
Adquiriu terras para aumentar a zona urbana do Município.
Construiu o Centro de Convivencia dos Idosos(CCI).
Comercial Mundoca Santos e José Teixeira Filho. E.Elétrica para rural.
PERÍODO: 01/01/1989 a 31/12/1992
Construiu no Bairro São Miguel, a Creche Odir Esteve Torres e o CCI Edson Caldas. Implantou o ensino médio no Município. Construiu o Estádio Municipal o Torrão. Construiu várias unidades escolares e 03 praças na zona rural do Município. Construiu vários poços tubulares.

 




Cargo: Francisco das Chagas Araújo (Chico Noca)
Período: 01.02.1996 – Legenda: PFL
Dados BIOGRÁFICOS: Nascido no povoado Lembrança- Miguel Alves-PI no ano de 1950. Era trabalhador rural Manoel Araújo esposo da professora Alice Araújo. Fez Ginasial, hoje Ensino Fundamental, em  sua cidade natal e o Ensino Médio em Teresina.
Atividades políticas:  Vereador, vice – Prefeito, Presidente da Câmara Municipal e Prefeito por duas vezes.
Obras: Implantou eletrificação rural. Construiu barragens. Criou a U.E Dr. Antônio Régis e construiu 16 unidades escolares. Construiu Praças. Construiu a barragem de Flores. Construiu 34 chafarizes públicos. Calçou ruas. Ampliou o Hospital Local Pedro Vasconcelos e implantou o sistema DDI/ DDD de telefonia. Implantou o SOS Miguel Alves.
Outras informações:
Primeira Dama: Maria da Glória de Castro Costa Araújo
Vice-Prefeito: Raimundo Nonato Pereira da Silva
Vereadores: José Anjo de Lacerda, José Neto Carvalho, José Rebelo do Rego Neto, Luardo Monteiro Pinheiro, Maria Elizabeth Rebelo Campelo, Miguel  Borges de Oliveira Junior, Nilson  Viera Barros, Onofre Antônio de Alcântara , Raimundo das Graças
Costa, Stênio Torres e Tácito Torres.


Cargo Prefeito Nonato Pereira
Vice: Livramento Gomes 
Período: 01/01/1996 a 31/12/ 2000 – LEGENDA: PFL


DADOS BIOGRÁFICOS: Raimundo Nonato Pereira da Silva. Formado em Agronomia pela UFPI. Nasceu no ano de1956 em Fortaleza (CE). Pós-graduado em Produção Animal pela Universidade do Ceará. Filho de Jeremias Pereira da Silva e 
Maria de Lourdes Pereira da Silva.






Cargo: Prefeito Valter Sá Lima 
Vice- Prefeito: Paulo Tavares
Período: 01/01/2004 a 31/12/2008 - Legenda: PSB
Dados BIOGRÁFICOS: VALTER SÁ LIMA: Formado em Medicina medico pediátrico. 
 Casado: Com Dona Elisabeth Lima primeira dama






                                 
17553516_275573662894058_5515165377525023119_n-300x300





                                                     
    Cargo: Prefeito Miguel Borges de Oliveira Junior
Vice:Lindalva MouraCruzPeríodo: 01/01/2004 a 31/12/2008- Legenda:PTB
Dados Pessoais: Ensino Médio Completo
Casado com a primeira Dama Rosa Maria Azevedo
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
Cargo: Prefeita Maria Salete Rego Medeiros Pereira
Vice: Professor Francisco Ramos dos Santos

Período: 01/01/2013 a 31/12/2016- Legenda: PSD
Maria Salete Medeiros Pereira da Silva, natural do município de Miguel Alves, filha do casal: Farmacêutico Almir Medeiros Melo(in memoriam) e Professora Maria do Socorro Rêgo Medeiros de Melo. Formada em Medicina pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Dra Salete Rêgo fez parte da primeira turma de Residência Médica em Pediatria pela Universidade Federal do Piauí.
Recife.Fez Residência em Cardiologia Geral e Ecocardiograma no hospital de Mesejana no Ceará.Também tem especialização em Cardiologia Pediátrica, especialização no Rio de Janeiro em Ecocardiograma Geral e Pediátrica.
 A Cardiologista Salete Rêgo é casada com o Engenheiro Agrônomo, Raimundo Nonato Pereira da Silva formado pela Universidade Federal do Piauí com Mestrado pela Universidade Federal do Ceará(UFCE) e concluindo Doutorado em sua área,Professor da Universidade Federal do Piauí(UFPI) e Ex-prefeito de Miguel Alves por dois mandatos consecutivos com quem tem três filhos: Psicóloga Marina Medeiros, acadêmica em Medicina Gabriela Medeiros e estudante de Direito Samuel Medeiros.


Cargo: Prefeito reeleito Miguel Borges de Oliveira Junior
Vice: Elpher do Dr. Valter 
Período: 01/01/2016 a 31/12/2020- Legenda:PT
Dados Pessoais: Ensino Médio Completo
Pecuarista
Casado primeira Dama Marcia Fernades Chaves

  


Fonte: Acervo da Prefeitura de Miguel Alves-PI
Gedeão Cunha / José Gonçalves Neto
Apoio tecnico: Dr. Diego Cunha / Francisco Gomes / Antônio Fernandes da Silva/ Raimundo Lopes de Oliveira/ Onofre Azevedo



terça-feira, 5 de julho de 2011

Miguel Alves recebe visita de missionário da Juvep


                                                    A Caravana da Juvep 
 Chegaram ao município de Miguel Alves os missionários, para evangelizar os miguelalvenses.
  Vieram pessoas de outros países. Especialmente da Alemanha, da Itália e da Suíça, e também de todos os estados brasileiros.
  Estão juntos e unidos nessa missão de fé e de esperança de salvar o povo do pecado.
  Jesus está perto de vir, para ver o seu povo unido e livre do pecado que castiga a humanidade: por causa da maldita maçã que a Eva comeu e deu para o Adão comer. Daí surgiu o primeiro pecado no mundo.
  A equipe da Juvep está fazendo um trabalho muito bonito na cidade de Miguel Alves, que é pregar a palavra de Deus, que ele deixou de herança para todos os homens.
  Só o amor de Deus salva o povo do pecado. É por isso que devemos amar uns aos outros sem distinção de cor ou raça, etnia ou religião.
  O que Jesus quer de nós, é que façamos a nossa parte que é perdoarmos quem nos ofende com palavras.
  O mundo mudou, as pessoas estão distantes de Deus, por causa da vaidade. É um caminho largo sem volta, poucas pessoas querem seguir o caminho estreito que é o caminho da salvação.
  Quando Jesus andava pelo mundo evangelizando ninguém acreditava na sua conduta. Muitos homens zombavam do justo e humilde.
Jesus dizia que os fins dos tempos estavam pertos, mas, ninguém acreditava no filho de Davi.
  Quando Ele estava perto de morrer disse: "aquele que crer em mim terá vida eterna. E virei no terceiro dia visitar-vos". Ninguém acreditava nas palavras que ele falava que eram simples e verdadeiras.
Ame seu Deus como seu próximo, como a si mesmo.
Você verá que a tua vida vai mudar para melhor.

  Parabéns, a toda a equipe da Juventude Evangélica da Paraíba (JUVEP), pelo trabalho brilhante que vocês fizeram no município de Miguel Alves - Piauí - Brasil.
  
   Este texto foi extraído do livro 
   OS DRAMAS DA REAL
   Autor: Richarle Tuira
   Dia 12 de julho de 2008

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Miguelalvense Se Destaca No Rádio FM

Uma História De Vida
Procurei saber um pouco da vida profissional de um grande radialista do Baixo Parnaíba, ele que é natural de Miguel Alves, desde de sua infância teve vocação para o rádio.
Acompanhei!
 
A História de João Ferreira Gomes, conhecido( por João Batista).Ele que nasceu no dia 23 de maio de 1969, e cresceu dentro de Miguel Alves, desde criança teve dificuldades, foi criado com muito orgulho pelo seus pais, aos 6 seis anos de idade, começou ir a escola, foi aluno da professora Julia Cunha, da Dona Fatima e Teresinha Lopes, naquele tempo ás coisas eram muito difícies, João Batista, teve que deixar os seus estudos para ajudar os seus pais na roça, era uma vida sofrida.
  O tempo foi, passando João Batista, crescendo e sentido falta do estudo o seu pai,tinha um rádio ABC, nas horas vagas ouvia, o programa do Galego Rock Moreira, na Rádio Pioneira de Teresina, de tanto ouvir rádio, botou na cabeça que um dia iria trabalhar como locutor numa Rádio.O seu estudo era pouco só tinha a 3º série do primário mas sempre acreditando na sua capacidade de realizar o seu sonho.
  Quando foi, em 1988, surgiu em Miguel Alves, a Rádio Tapuio do senhor Luis Alberto, e Dona Ana Lucia, um dia João Batista, ouviu um aviso passando no rádio,convidado pessoas para fazer teste para ser locutor eram 35 canditados ele,ficou entre 15 canditados,não pelo estudo mas pela dicção de voz,foi feito outro teste, para sua supresa João Batista,foi selecionado pelo Dr. Pedro, com 12 dias depois foi, chamado para trabalhar na Rádio Tapúio AM.
Onde trabalhou 6 seis anos e aprendeu muito e Deus, sempre deu a oportunidade para ele, ajudar ás família carentes através do seu programa que tinha um quadro que se chamava, solidariedade humana.
  Em 1995, pedeu seu pai,com 1um ano depois casou-se e pedeu a sua filha,ficou desesperado praticamente sem vida, sem destino, sem nada e até hoje senti a dor de ter perdido o seu pai, e suas filhas,que se chamavam Francisca Maria,Maria de Fatima,ainda continua casado com Dona Maria Shara Fina Carvalho, com quem teve quatros filhos, que se chamam Francisca Maria, Francisco Manuel, Maria de Fatima, Maria de Vitória, o João Batista, sempre foi, batalhador fez carro volante, foi locutor de palanque político, trabalhou 2 dois anos na Rádio Nascente FM, em Parauapebas-Pára.
  Retonou para sua cidade natal, Miguel Alves, em 1997.Começou a trabalhar na Rádio Pontual FM, onde está até hoje. Sempre ajudado ás famílias carentes através do seu programa que faz com muita dedicação.
  Tem 23 anos de carreira no rádio, é um exemplo de vida.
Parabéns João Batista, você, é um vencedor muitos anos de vida!!!
Essa História é um fato real que aconteceu com João Ferreira gomes, conhecido por João Batista.
  Em Miguel Alves-Piauí-Brasil
 


segunda-feira, 20 de junho de 2011

Procissão de São Pedro No Rio Parnaíba


Rio acima, rio abaixo todos os anos os fiés catolicos de Miguel Alves, fazem esse sacríficio em homenagem ao santo padroeiro dos pescadores São Pedro, saído de Duque Bacelar,a chegada em Miguel Alves.
O festejo de São Pedro, atraí milhares de pessoas de todos os lugares, pricinpalmente do vizinho Estado do Maranhão.
Data de relização das novenas e das festas 19 de junho a 29
A cidade, fica movimentada por visitantes e turistas, há bastante comida tipica da região e muitas festas.
Realização: COMEPI colônia de pescadores Z-14 de Miguel Alves-PI

segunda-feira, 13 de junho de 2011

O talento pela arte de um jovem miguelalvense

Artista Miguelalvense
O jovem Darly Oliveira,foi descoberto por acaso pelo poeta e escritor Richarle Tuira,em suas pesquisas na nossa cidade.
Darly,é um exemplo de aluno disciplinado se diferecia dos seus colegas pelo seu talento vivo nos seus desenhos,que faz com muita dedicação e amor pela arte?
Desde sua infância mostrou ser dotado de muita interligência,já na escola,sempre foi admirado pelo seus desenhos de paisagens,adquiriu admiração pelo seus colegas de classe de aula.
Talento pela arte,sempre teve de desenhar coisas belas;principalmente paisagens.
O seu maior sonho é se formar em artes plásticas.


quarta-feira, 8 de junho de 2011

Entrevista com a Quadrilha Junina Arrocha o Nó

Acompanhe a Entrevista!
-Quando surgiu o grupo Junino Arrocha o Nó ?
Marcos: Foi em 2002.
-Quem teve a ideia de forma o grupo?
Marcos: Foi, o professor Francinete.
-O grupo arrocha o nó trabalha, o que dentro da comunidade Tamaduá?
Marcos: Ele trabalha reunido jovens de diferentes niveis sociais levando a cultura e o nome da Escola Francisco Fontinele, com belissímas apresetações culturais, mostrado o talento dos jovens da comunidade Tamaduá e entre outras localidades.
-Como os pais dos jovens se sentem ao ver seus filhos se apresentando em festas junina?
Marcos: Eles se sentem felizes e orgolhos por terem seus filhos representado danças culturais em diversas comunidades e em outras cidades e estados.
-Qual o tema que a Quadrilha Arrocha o Nó, vai trabalha esse ano?
Marcos: Esse ano nós vamos trabalha o Espetaculo Junino mostrado toda a beleza e magia no espetaculo de dança que é o São João.
-Onde será a primeira apresentação da Quadrilha a Arrocha o Nó ?
Marcos: Será em Teresina, no Festival Junino da Tv Clube,no dia 10 de junho,lembrado que o Grupo Arrocha o Nó, já se apresentou no primeiro Festival De Foguedo de Miguel Alves, no ano de 2012.
E este ano nós vamos se apresentar no Festival De Foguedo de Porto Marruás, vamos se apresetar no Festival De Foguedo de Miguel Alves.
-Qual a sua mensagem para os jovens de hoje?
Marcos: Que eles, se dedique mais a cultura e valorizando as nossas raizes culturais,mostrando para o mundo o  talento do nosso município.
Coodenador: Marcos

Foto: Cleide Coelho



terça-feira, 17 de maio de 2011

Entrevista Exclusiva Com A Quadrilha Mexe

Acompanhe!
Procurei saber um pouco da história da Quadrilha mexe Mais.Confira: 
-Como surgiu a oportunidade de forma o grupo?
Gerlane:_ A ideia surgiu em 2006,dentro de uma sala de aula.
-Em qual escola surgiu a quadrilha mexe mais?
Gerlane:_Na Unidade Escola Mariano Mendes.
-Quem foi o professor que pediu para os alunos,forma um grupo cultural?
Gerlane:_Foi,o professor Chagas Lago.
Quem deu o nome para quadrilha?
Ana Julia:_Foi,o Marcelo Lima.
-Por quê esse nome mexe mais?
Ana Julia:_Em homenagem a Escola Mariano Mendes,só podia ser com as duas iniciais da escola(MM).
-Vocês,já se apresentaram em algum lugar?
Gerlane:_Em 2006,nós se apresentamos em um arraiá,no Riacho do Conrado.
-A quadrilha mexe mais,teve aceitação do público?
Gerlane:_Não tivemos apoio da sociedade,dos empresários,e nem da prefeitura munícipal de Miguel Alves,na época.Formos bastante criticado pela sociedade em geral.
-Qual foi o plano do grupo no ano seguinte?
Ana Julia:_A Gerlane,resolveu tomar a frente do comado da quadrilha,juntos com a Cleane,Müler,Ronaldo,entre outros integrantes.
-O que vocês,fizeram para ser aceito pela sociedade?
Gerlane:_Com o tempo nós se organizamos começessamos a fazer os nossos arraiá,por conta própria a sociedade, passou aceitar o nosso trabalho desenvolvido pela Inclusão Dos Jovens Na Cultura.No passado se apresentamos no Festival De Folguedos de Miguel Alves.
-A ideia de vocês,então deu certo? 
Ana Julia:_Deu certo já estamos com cinco anos que nós se apresentar em vários lugares;não só no Piauí,mas no vizinho Estado do Maranhão,futuramente em outros lugares.













segunda-feira, 25 de abril de 2011

A História Do Artista Da Terra Aurélio Andrade

 Projeto Do 2°- DVD Do Artista Da Terra: Aurélio Andrade

Período de Gravação 20/09 a 20/10/20011
Objetivo:
-Valorizar os artistas da terra;
-Incentivar a Cultura;
Divulgar o município de Miguel Alves através da música.

  Justificativa:
O artista Aurélio Andrade tem 48 anos, reside no Assentamento Jenipapeiro da Mata no município de Miguel Alves, local em que nasceu.Obtêm o sustento de sua família quebrado coco e plantando.
Aurélio Andrade é um homem que conheceu a escravidão em fazendas no interior do Estado do Pará.Porém essa passagem de sua vida o levou a compor e cantar músicas que falam da escravidão, fuga dor, tristeza e saudades. Ele conta história que parecer ficção, mas que são reais e foram vividas pelo próprio autor.O seu talento artístico e sua história de vida despertou o interesse de várias pessoas em vários lugares do Brasil e do mundo, sendo que já se apresentou com suas músicas em campanhas e documentários sobre o''Trabalho Escravo" no Rio de JaneiroPorto Alegre, Goiás, Brasília e São Paulo.Alguns desses documentários foram enviados para Itália e Espanha.
  Em Miguel Alves, teve a oportunidade de gravar seu 1º- DVD enfrentando dificuldades e neste momento busca patrocínios para gravar o seu 2º- DVD, no qual pretende divulgar sua música como artista da terra, bem como divulgar o município de Miguel Alves, com suas belezas e riquezas para todo o Brasil.
  Miguel Alves, Piauí-Brasil.
Assista o vídeo do Cantor Aurélio Andrade, fuga de um imigrante escravizado no interior do estado do Pará. 


sexta-feira, 8 de abril de 2011

Aconteceu um fato histórico em Miguel Alves-PI

                                                             A História Da Piratinga
  Aconteceu um fato Verídico, no ano de 2.000. O pescador conhecido por Tucunaré estava pescando no rio Parnaíba, junto com um colega de pescaria.
  Era uma noite! De lua nova, Tucuré, estava pescando com o Chila, até o momento não tinha pescado nada...
  Chila convida Tucunaré, para fazer uma corrida.
Tucunaré falou à hora é essa de pescar entre 7:00h e 8:00h da noite, é hora que o peixe descer lá de cima.
  Quando de repente!
  Tucunaré resolve descer o rio, em busca de pesca algum peixe, para a sua surpresa ele, ouviu! Bater em sua rede algo entranho não sabia o que era...
  Quando ele iluminou com a lanterna era uma Piratinga estava tentado subir o curso do rio, o peixe era muito grande e pesado.
  O rio Parnaíba estava cheio e esse peixe, veio do rio São Francisco, ela veio de longe não tem em Miguel Alves-PI,Chila chorou de emoção ao ver o peixe (Piaratinga).
  Foi, preciso ajuda de dois homens, para botar dentro da canoa...
  Quando chegaram ao Porto de Pescaria?
   Os pescadores fizeram uma festa falaram: Tu, não tem jeito!
  Tu é o melhor pescador da região, tu, é o cara!
  Logo, a notícia chegou ao centro da cidade, por volta das 8.00h da manhã!
  O primeiro fotografo á chegar ao local foi, o Pirico, isto está com 11 onze anos.
  A vinda para cidade, foi um sufoco, já havia muitos curiosos, na beira do rio, querendo ver o peixe, foi preciso colocar dentro de dois sacos de náilon, para caber a piritinga,ela média 1.85cm e pesava 41 kg.
   No caminho, já tinham muitos curiosos, perguntaram o que levam dentro dos sacos, é uma banda de um boi?
  Não é uma piratinga, já era tarde, por volta das 9:00 h da manhã.
  Ele, já queria chegar na rua.
  Quando chegou ao mercado o peixe, não couber, em cima da mesa, o pescador Levou para o Frigorífico de Carne o Gaúcho, empedurou num grampo, lá ficou exposto para todos ver.
  Cada um queria tira, um foto da piritinga, a festa continuou... 
  O Tucunaré ficou conhecido como melhor pescador da região. No ano anterior em 1999, ele tinha pescado uma piratinga, que média 1.50 cm e pesava 37 kg, seus colegas duvidavam, dizias para ele, só iria pescar outra daqui há vinte 20 anos para a surpresa de todos!
  O Tucunaré pescou uma piratinga no ano seguinte em 2.000.
  Hoje! Tucunaré, não pesca mais teve AVC. (Derrame), isto está com onze 11 anos sem pescar.
  Ele é associado na colônia de Pescadores Z-14, de Miguel Alves-PI.
  Essa História é um fato real que aconteceu. Com o pescador Francisco Rita Filho (conhecido como Tucuré). No dia quarto 04 de maio de 2.000, no Rio Parnaíba.
  Em Miguel Alves-Piauí-Brasil.
  Maiores informações:
  E-mail:richarletuira@hotmail.com
  Edição: Richarle Tuira 
  Foto: Google