sábado, 30 de abril de 2016

O Brasil só vai para frente se priorizar a educação

   O mundo moderno finalmente descobriu que só poderá alcançar caminho para o desenvolvimento, priorizando a educação. Vivemos numa sociedade, diversificada onde cada um de nós tem valores e hábitos diferentes.
  As mudanças vão surgindo cada dia que passa, surgem novos problemas nós sem sabermos como entender o que está acontecendo conosco, sempre procuramos maneiras de superar esses obstáculos.
  O desafio é ver no futuro, país como o Brasil, enfrentar o mundo moderno com política de igualdade nos setores econômicos e sociais.                                                                                                                             
 Acredito que, se nós começássemos a fazer a nossa parte, as coisas mudariam para melhor basta querermos.
     Miguel Alves – PI /2008
    Este texto foi extraído do livro Os Dramas da Vida Real
    Autor: Richarle Tuira 

quinta-feira, 28 de abril de 2016

27ª Reunião Ordinária do Colegiado Território Entre Rios em Miguel Alves

                                                          Foto: Richarle Tuira
       Foi realizado no dia 28 de março a 27ª Reunião do Colegiado do Território Entre Rios na Câmara Municipal de Miguel Alves.
         Pauta
  • Apresentação Cultural
  • Atual composição do colegiado e criação de comissão de revisão do regimento interno (NEDET entre Rios)
  • Nova Metodologia de desenvolvimentismo das atividades econômicas do Território entre Rios( Laércio Rodrigues Agente de Desenvolvimento do Brasil do Nordeste)
  •  Sindicato atual de Empreendimentos Finanças pelo Pronainf (NEDET entre Rios).
  Contou com a presença de vários municípios, e de autoridades, esteve presente a Prefeita Municipal de Miguel Alves, Salete Rêgo, os vereadores Fabio Meneses, Carlúcio Cruz e Cleiane Gomes, e os secretários de Agricultura Adauto Dias, Secretário de Educação Jilton França Vitoriano  a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rural de Miguel Alves, Katia Lima, e o presidente da Associação dos Agricultores Familiares de Miguel Alves o Antonio Carlos, e o Representante da Universidade Federal do Piauí Prof. Erivaldo, presidiante da Fetag Elizângela Moura, Dr Jose Wellinthon Sebrae.
             Veja mais fotos!
  Edição e fotos: Richarle Tuira
  E-mail: richarletuira@hotmail.com
  Contato: (86) 9 9945-9047

segunda-feira, 18 de abril de 2016

Top piauiense é convidada para jantar de Barack Obama

  Acostumada aos tapetes vermelhos mais importantes do mundo, a top piauiense Lais Ribeiro acaba de receber um convite que a fez tremer na base: ela é uma das confirmadas no jantar de gala anual da primavera oferecido pelo presidente Barack Obama e a primeira-dama, Michelle — o tradicional White House Correspondents Dinner, evento promovido pela Casa Branca desde 1920, acontece dia 30 no hotel Washington Hilton. O convite surgiu por Lais ser uma das novas Angels da gigante de lingeries Victoria's Secret.

"Fico feliz em viver numa época onde um negro, como eu, conseguiu alcançar este patamar. Admiro o Obama e, independentemente de qual raça seja o governante, o importante é ser honesto e se preocupar com o que a população realmente precisa", diz ela, uma das únicas brasileiras presentes na grande noite. A presidente Dilma Rousseff, também convidada, não deve comparecer por causa do caos político do País. "A política nos afeta diariamente, então é importante se informar e reivindicar. Os políticos brasileiros deveriam se preocupar mais com a população.Tenho um filho, e me preocupo com o mundo que ele vai encontrar pela frente", afirma a top, que garante que ainda não sabe qual modelito irá usar no evento. "Ainda não escolhi, mas vou optar por algo bem clássico", diz ela, que bateu um papo com a coluna:

Como reagiu ao receber o convite para jantar com Obama?

Fiquei lisonjeada por ter sido convidada. Ser 'Angel' é um trabalho, mas também é algo que te coloca diante dos holofotes. O jantar permite uma aproximação dos políticos com a imprensa e os convidados. Esta proximidade com a administração pública é uma forma de construir uma relação de confiança. Ainda não escolhi o que vou usar em Washington, mas vou optar por algo clássico.

Qual sua opinião sobre o presidente americano?

Admiro a forma como Obama conduz os Estados Unidos. Sua forma ousada de governar é bastante elogiada por muitos cidadãos americanos, e trouxe progresso para muita gente. Sendo negra, também admiro um presidente que se preocupa com questões de diversidade e inclusão. Fico muito feliz por viver em uma época onde um negro conseguiu alcançar este patamar. Independentemente de qual raça seja o governante, o mais importante é ser honesto e se preocupar com aquilo que a população realmente precisa.

Você se interessa por política?
A política nos afeta diariamente, então é importante se informar e reivindicar. Os políticos brasileiros deveriam se preocupar mais com a população. Quando cumpre seu papel, a política pode oferecer qualidade de vida. Tenho um filho, e me preocupo com o mundo que ele vai encontrar pela frente.

Lais Ribeiro durante o desfile da Victoria's Secret do ano passado (Foto: Getty Images)



Lais Ribeiro durante o desfile da Victoria's Secret do ano passado (Foto: Getty Images)


O Brasil está preparado para ter um presidente negro?

O mais importante é que seja alguém honesto independente de cor, gênero ou qualquer outra coisa. O Brasil precisa de mais políticos que estejam realmente preocupados com a população e não acusando uns aos outros somente para obter poder e beneficiar a si mesmo.

Já sofreu preconceito e foi discriminada pela sua cor?

Passar diante de alguém preconceituoso é inevitável, mas sofrer com o preconceito depende de como você absorve aquilo. Eu não me abalo. Se ouço algum comentário preconceituoso, sinto pena pela falta de amor no coração e respeito ao próximo.

Como está sua carreira no mundo da moda?

Eu moro em Nova York há algum tempo, onde cumpro uma agenda bastante intensa de trabalhos. Depois que me tornei 'Angel', dedico muito da minha agenda para os trabalhos com a Victoria’s Secret. Também há trabalhos que acontecem em outros países, então é comum passar a noite dentro de algum avião. Recentemente fui ao Brasil fotografar algumas campanhas que serão lançadas nas próximas semanas, mas geralmente fico pouco tempo. Amo estar no meu país, mas sobra pouco tempo para matar as saudades.

Muita gente confunde a nomenclatura 'Newest Angels'. Você é ou não uma 'Angel' da Victoria's Secret?

'Newest Angels' é o termo que usam para se referir à geração de novas Angels, eleitas no ano passado. Ser a única brasileira nesta nova safra é também uma responsabilidade, me esforço para manter a tradição brasileira.

Como você foi descoberta como modelo?

Uma amiga trabalhava como modelo, e sempre me dizia para tentar. Acabei participando de um concurso, e fiquei entre as finalistas. Fui para São Paulo, e comecei a trabalhar pela JOY Model, que continua sendo minha agência até hoje.

O que faz para manter as medidas de top?

Eu gosto de ter uma alimentação saudável. Me faz sentir bem. Também tenho uma rotina de exercícios, que intercalo entre diferentes modalidades, para ter uma rotina mais dinâmica. Eu gosto de doces, e de comida brasileira. Adoro um chocolate e quando tenho vontade, como. Não torno isso uma neurose. É preciso saber balancear.

Fonte: Época

domingo, 17 de abril de 2016

Campanha plante uma arvore

   Aqui em casa acabei de ouvir esta frase: ”Todos gostam de sombra, mas poucos plantam árvores”. Por isso meditando estas palavras estou lançando essa campanha. 
  Um novo desafio: ”Plante uma Árvore” e ajude arborizar Miguel Alves/PI.
  Não basta apenas reclamar do calor temos que agir. Recentemente em contato com visitantes de outras localidades que por aqui. Passaram todos eles estranharam as altas temperaturas registradas na cidade de Miguel Alves em relação a outros municípios da mesma região. Moradores de União, Teresina, José de Freitas, de outros estados Maranhão, Ceará que aqui chegaram, todos perceberam este fato.
  É nossa responsabilidade e obrigação cuidar do meio ambiente para que tenhamos dias melhores.   Por isso contribua com o primeiro passo: ”Plante a sua árvore” seja ao lado de uma residência, terreno ou até mesmo no quintal de sua casa.
  
 Vamos copiar esta ideia.
  
  Idealizador: Richarle Tuira 
  

 Maiores informações: e-mail: richarletuira@hotmail.com
 Cel: (86) 9 9945-9047 falar comigo!

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Escritor Richarle Tuira Solicitar Audiência Pública Sobre a Problemática Ambiental do Rio Parnaíba

      Confirmado para o dia 30 maio de 2016. Audiência pública da problemática do  Rio Parnaíba, em Miguel Alves-PI.
 Horário ás 9:00 h da manhã, os senhores, são convidado para participar!

 Lembrando os miguelalvenses, que o jovem escritor: Richarle Tuira, já havia solicitado uma audiência pública, via ofício a Câmara Municipal, em junho do ano de 2015.
         Veja o ofício na integra!
  O Richarle, é defensor por vocação do meio ambiente, há cinco anos está envolvido na causa, em defesa do rio Parnaíba, a sua luta começou em 2011.
  O seu trabalho foi destaque num blog de São Paulo-SP
  Veja a matéria na integra!
  Escritor promove Campanha a preservação do rio Parnaíba
Por meio de um post publicado em nossa página no Facebook, descobrimos uma iniciativa digna de aplausos. Em meio à grave crise hídrica que assola boa parte do país, o escritor Richarle Tuira decidiu fazer diferente e lutar a favor da qualidade da água. Ele mora na cidade de Miguel Alves, Piauí, e se dedica à preservação do Rio Parnaíba, conhecido como “Velho Monge”. Tal curso é o maior do Nordeste e limita os estados do Maranhão e Piauí.
Desde 2011, o profissional realiza ações de conscientização com a população local sobre a importância de preservar as matas ciliares (vegetação oriunda das margens do rio). As espécies protegem o recurso, evitando problemas como erosão e assoreamento. Sem as plantas, a terra vai para o fundo do rio, que se tornará barrento e sem iluminação solar. A ausência de vegetação também impulsiona o aparecimento de pragas e dificulta a reprodução das espécies, que costumam usar os cursos d´água para se deslocar. Se a mata ciliar for preservada, o assoreamento será menor e, consequentemente, o rio ficará mais limpo.
É exatamente isso que Richarle defende junto à população ribeirinha. “Eles me recebem muito bem e ajudam a disseminar essa preocupação com outros colegas e familiares”, afirma. O escritor também realiza ações de conscientização nas escolas e em programas de rádio locais, o que tem lhe trazido um bom retorno. “As pessoas abraçaram essa causa nobre, que tem por objetivo a formação de cidadãos mais conscientes. Todos precisam saber a importância do rio e ajudar a preservá-lo”, comenta.
Para expandir ainda mais a causa, ele também participa de reuniões frequentes com representantes do poder público. “Sempre busco formas de solucionar o problema e todos me recebem muito bem”, comemora.
Se você é da região e quer participar da iniciativa ou simplesmente deseja trocar ideias sobre o recurso com o escritor, escreva para: richarletuira@hotmail.com
      Fonte: Blog Planeta Água

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Semar lança edital ICMS Ecológico para municípios

 
                                                             Foto: Richarle Tuira
Os municípios piauienses já podem pleitear junto à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí, a adesão ao ICMS Ecológico para o período 2015-2016. O processo de Habilitação e Postulação dos municípios piauienses já está aberto e vai até o mês de junho. Obedece aos preceitos da Lei n° 5.813, de 3 de dezembro de 2008 e das alterações conforme a Lei Estadual nº 6581 de 23 setembro de 2014, e do Decreto nº 14.861, de 15 de junho de 2012 e alterações conforme Decreto nº 16.445, de 26 de fevereiro de 2016.
Para habilitar-se ao Selo Ambiental, o município deverá possuir Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, devidamente regulamentado e atuante, e dispor em seu Plano Diretor Municipal, quando aplicável, de capítulo sobre a política e ações ambientais. A postulação para obtenção do Selo Ambiental é de iniciativa das prefeituras municipais e deverá ser efetivada a partir da publicação do Edital Anual de Habilitação ao ICMS Ecológico tendo como prazo limite o último dia útil de junho do corrente ano, no caso, o dia 30 de abril de 2016.
O ICMS Ecológico foi criado com base na Lei Estadual nº 5.813, de 3 de dezembro de 2008, que estabelece a criação do imposto  para beneficiar municípios que se destaquem na proteção ao meio ambiente e dá outras providências. O secretário Ziza Carvalho ressalta que é condição obrigatória para que o município participe do ICMS Ecológico, a existência de Conselho Municipal de Meio Ambiente, devidamente regulamentado e atuante.
O Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) se reuniu, recentemente, para analisar e deliberar sobre o novo questionário padrão para enquadramento do selo ambiental do ICMS Ecológico. Os nove critérios exigidos por lei foram analisados, item por item. ”A principal inovação em relação ao edital anterior se refere às questões ambientais em assentamentos de reforma agrária, um dispositivo inovador que não existe em nenhuma legislação de qualquer outra parte do Brasil. Fizemos a adequação com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos, o Novo Código Florestal, portarias do Ministério da Saúde, resoluções do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), resoluções e portarias do Ministério do Trabalho e regulamentamos todas essas exigências”,  explica  o diretor de Meio Ambiente da Semar, Joaquim Oliveira.
A habilitação e postulação tiveram início no dia 11/04 e vai até o dia 30/06/2016. Mais informações podem ser obtidas pessoalmente junto à Diretoria de Meio Ambiente da Superintendência de Meio Ambiente da Semar ou pelo telefone (86) 3216 3106 e ainda pelo e-mail: icmsecologico@semar.pi.gov.br.
O edital completo, bem como o questionário, podem ser acessados aqui.
Da Redação
redacao@cidadeverde.com

sábado, 2 de abril de 2016

Educação ambiental infantil desenvolve a consciência ecológica da criança

 O trabalho da educação ambiental infantil deverá ser levado adiante com base na realidade sociocultural, procurando sempre despertar a autonomia, criticidade responsabilidade.

http://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1879/m-educacao-ambiental.JPG
A educação ambiental visa desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe são associados.
  A educação ambiental pode ser definida como um processo que visa desenvolver uma população que seja consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe são associados, e que tenha conhecimentos, habilidades, atitudes, motivações e compromissos para trabalhar individual e coletivamente na busca de soluções para os problemas existentes e para a prevenção de novos. É uma importante ferramenta, uma vez que sua implementação está prevista na Política Nacional da Educação Ambiental para todos os níveis de ensino, não como disciplina, mas como tema a ser incluído nos diferentes conteúdos programáticos.

  Para que o professor possa traçar estratégias de trabalho com educação ambiental na educação infantil, é importante conceituar bem essa fase, que corresponde à educação oferecida do nascimento até e os seis anos de idade. Considerada nos dias atuais como indispensável, é ela que vai oferecer os fundamentos para o desenvolvimento da criança em seus diversos aspectos: físico, psíquico, cognitivo e social.  Nela as crianças buscam ativamente o conhecimento; para elas, brincar é mais importante que a ação mental. É pela brincadeira que ela aprende a conhecer a si própria e o mundo que a cerca. Durante a escolarização, haverá momentos de ação e de concentração, mas o importante é que todas as situações de ensino sejam interessantes.

  O trabalho da educação ambiental, nesse estágio do desenvolvimento, deverá ser levado adiante com base na realidade sociocultural, procurando sempre despertar a autonomia, criticidade e responsabilidade. Terá por base o movimento, a música, as artes visuais, a matemática, a linguagem oral e escrita, a natureza e sociedade, assuntos que devem ser trabalhados constantemente, considerando ainda que as atividades buscarão uma interdisciplinaridade entre esses diversos eixos, apresentados de forma conjunta com temas principais.

  O Referencial Curricular Nacional, no que se refere ao conhecimento do mundo, natureza e sociedade, determina que a ação educativa deve se organizar para que as crianças tenham desenvolvido as seguintes capacidades, conforme a idade: do zero aos três anos devem explorar o ambiente, para que possam se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse. Dos quatro aos seis anos os conhecimento anteriores deverão ser aprofundados e ampliados, garantindo-se, ainda, que as elas sejam capazes de interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções, manifestando opiniões sobre os acontecimentos, buscando informações, confrontando ideias, e estabelecer algumas relações entre o modo de vida característico de seu grupo social e de outros grupos, bem como entre o meio ambiente e as formas de vida que ali se estabelecem, valorizando sua importância para a preservação das espécies e para a qualidade da vida humana.
http://cptstatic.s3.amazonaws.com/imagens/enviadas/materias/materia1879/m-educacao-ambiental-infantil.JPG
Algumas atividades que podem ser realizadas são as visitas e excursões a Áreas de Proteção Ambiental ou entidades afins.
 Com o objetivo de apoiar o professor da educação infantil no desenvolvimento de suas atividades, particularmente na elaboração das aulas envolvendo educação ambiental, o CPT – Centro de Produções Técnicas elaborou o curso “Educação Ambiental Infantil”, no qual você receberá informações da professora Ginia César Bom tempo, especialista em educação ambiental infantil.

  Após fazer o curso e ser aprovado na avaliação, o aluno recebe um certificado de conclusão emitido pela UOV – Universidade On-line de Viçosa, filiada mantenedora da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância.

  Nesse contexto, devem ser realizadas visitas e excursões a Áreas de Proteção Ambiental ou entidades afins, com alunos da educação infantil ao ensino superior, como tema principal ou como parte de projetos interdisciplinares. Visitas ao lixão, ao horto botânico, às nascentes de um rio, a museus, à estação de tratamento de água, excursões a parques estaduais e nacionais são exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas.

  Esses momentos de visitação e vivência devem ser acompanhados de um trabalho prévio de coleta, apresentação e discussão de informações, e permeados por atividades envolvendo os diferentes conteúdos. Desses projetos, podem surgir mudanças de atitudes e propostas concretas de ação em relação à conservação do ambiente como, por exemplo, coleta seletiva de lixo, reutilização de resíduos sólidos na confecção de brinquedos e instrumentos, redução no consumo de material escolar, água e energia, entre outras.

AVISO LEGAL

Este conteúdo pode ser publicado livremente, no todo ou em parte, em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, desde que contenha um link remetendo para o site www.cpt.com.br.

Educação ambiental pode ser disciplina obrigatória no ensino básico

Valdir Raupp, relator na CMA, apontou avanços na sociedade em termos de atitudes em favor da preservação ambiental e de conscientização da população.Educação ambiental pode passar a ser uma disciplina obrigatória para alunos de todas as séries dos níveis fundamental e médio, caso a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB — Lei 9.394/1996) seja modificada. É o previsto no PLS 221/2015, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).
O projeto foi acolhido nesta terça-feira (29) na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) e segue para votação na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).
Atualmente, as escolas são orientadas a abordar princípios de educação ambiental de forma integrada a outros componentes curriculares, como explica o autor do projeto, senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), na justificação da matéria. O parlamentar, no entanto, considera essa estratégia insuficiente para que os estudantes tenham formação sobre as diferentes dimensões da sustentabilidade e sobre práticas como reciclagem e reúso de água.
O relator na CMA, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), apontou avanços na sociedade em termos de atitudes em favor da preservação ambiental e de conscientização da população, enfatizando, no entanto, que os esforços devem continuar.
— Através das escolas, dos meios de comunicação, das mídias e redes sociais, vamos chegar a 100% de consciência ambiental — declarou.
Na discussão da matéria, a senadora Lídice da Mata (PSB-BA) observou que especialistas em Educação desaconselham a incorporação de novas matérias aos currículos escolares, frente ao grande número de disciplinas obrigatórias.
— A ideia de questões ambientais serem tratadas em outros conteúdos, de maneira transversal, não diminui e sim amplia a preocupação com o meio ambiente, na medida em que se forma na criança e no jovem a ideia de analisar a proteção ambiental em diversas áreas do estudo escolar — disse Lídice.
O senador João Capiberibe (PSB-AP) compartilha da opinião e considera que a discussão sobre a inclusão de educação ambiental como disciplina obrigatória, como prevê o PLS 221/2015, poderá ser aprofundada quando o projeto entrar na pauta da Comissão de Educação.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Por que um vereador ganha mais do que um professor?

 

Gostaria de saber também essa resposta.
Será só por que ele é autoridade?
O vereador é um servidor publico.
Em Miguel Alves-PI, eles só tem duas sessões por mês, e os senhores vereadores ganham R$ 3.800 
Está errado. Muito deles nem pisa no dia da sessão, um é carteiro em outro município o outro é bancário na capital do Piauí.
E o povo amagado fome.
A cultura do Brasil, é essa políticos fantasmas, que vivem as custas da população. Sem trabalhar falo e nem penso segredo.
O vereador da cidade, é pago com dinheiro da manteiga, do pão, que você, compra é do dinheiro dos impostos que pagamos.
O Brasil, é um país que tem os políticos mais caro do mundo.
Acordar cidadão!
Politico não é autoridade é servidor público. Trabalhar para você, não bajule cobre serviço!
  Autor: Richarle Tuira