quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Nova Olinda e Bananal sofre com a falta de água

                                       Veja os depoimentos do povo!
_ José Raimundo: _ Sou da comunidade Nova Olinda, a 21 km de Miguel Alves, e essa aqui é a nossa comunidade estamos mostrando a realidade da nossa comunidade a questão é a falta de água, é mais uma das comunidades que sofre o abandono das administrações que tem passado ao logo do tempo no nosso município. E não é diferente um poço aqui; que foi cavando por nós mesmo moradores aproximadamente 11 metros e está seco.
_Como os demais na região, agente ver esse pessoal aqui!
_Todos estão na mesma situação com a falta de água, então estamos aqui. Reivindicando pedido as autoridades e as pessoas que representam o município que sensibilize com a nossa situação e que tenha pelo menos digamos assim que tenha uma misericórdia desse povo, que sofre com a falta de água, termos aqui a Dona Prazer que mora que, também tem o seu Valdeci, Seu Antônio Arcanjo, a Dona Fatima, a Dona Antônia, e Francisco também que é dessa região. Eu, vou passa a palavra para ele.
_ Seu Valdeci: _ Nós estamos pedindo é o meu mesmo que o Zé Raimundo está pedindo é água, nós precisa de água para beber, precisamos de água para dá para os bichos para beber não tem.
_Tem dia que a gente olha, para um lado para outro, ver os bichos, gritando sem ter água para dá para eles, bebe não tem, água, para dá para beber, a gente precisa muito de água, a distância para buscar água é longe, o pouco de água que tem no poço é uma capa rosa parece que tem cinza, a gente mora aqui há muito tempo que moramos aqui, nada foi nada.
  _ Dona Fatima: _ Estou com 22 vinte dois anos, que moro aqui. Na Nova Olinda todo tempo nessa secura sem ter água, o mais que eles, promete de fazer pela agente e nunca fazem nada pela agente espero só peço que um algum dia agente seja lembrado, porque é demais em vários lugares tem só promete nunca fazem nada para a gente aqui.
_ Antônio Arcanjo: _ Moro no Bananal, tenho 56 anos, Morando no Bananal, lá nunca existiu água, a que não ser poço cacimbão, que agente cavar, agora está uma longa de distância de três km, em vamos busca de água, para lavar roupas, para bebe, para cozinha.
_ Dona Antônia: _ Eu, estou com mais de 20 anos, morando na Nova Olinda, nós não temos água para lavar roupa, para bebe, para cozinha, a falta de água, é direito. Estamos comprando água no preços de ouro.
_ José Raimundo:_ Candidatos, quando vier aqui na nossa região é só isso que pedimos de vocês, os direitos sejam respeitado. Como as demais comunidades, essa é única comunidade que a mais sofre com a falta de água.
 _Queremos só água, para consumir para sobreviver!
_Muito obrigado!

    Veja o aborbono de uma caixa d´água abanbonada localidade Santa Rita!
                                         Caixa foi instalada em novembro de 2015
                                     Edição e fotos Richarle Tuira

terça-feira, 2 de agosto de 2016

Escritoras miguelalvenses Maria do Carmo Rego e Francisca Azevedo serão homenageadas pela Academia de Letras do Vale do Longá,

Em reunião  realizada  no último dia 30 de julho,  na sede da ACADEMIA PIAUIENSE DE LETRAS, na Av. Miguel Rosa em Teresina PI  pela Academia de Letras do Vale do Longá, com intuito de que fosse feito  um balanço das últimas ações da  referida instituição, tendo a frente da presidência,  o Advogado Dr. Antonio Pedro de Almeida, e lá   compareceram os  imortais Herculano Moraes, Aci Campelo Campelo, Gisleno Feitosa, Lisete Napoleão, Frederico Rebelo(Miguel Alves) , Altevir Esteves, Homero Castelo Branco e Jesualdo Cavalcante (convidado), e  na oportunidade a pedido do acadêmico Frederico Rebelo, a instituição homenageará personalidades ilustres como:  PROFESSORA E ESCRITORA  MARIA DO CARMO REBELO – in memoriam (AUTORA DE HISTÓRICO DA FAMÍLIA REGO) E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA FRANCISCA AZEVEDO(AUTORA DE O CASARÃO) ambas personalidades  miguelalvenses e exemplo de dedicação à cultura do estado do Piauí.
                                  
A pedido do acadêmico Frederico Rebelo(ex-presidente da Academia de Letras do Vale do Longá) , a instituição homenageará personalidades ilustres como:  PROFESSORA E ESCRITORA  MARIA DO CARMO REBELO – in memoriam (AUTORA DE HISTÓRICO DA FAMÍLIA REGO) E PROFESSORA UNIVERSITÁRIA FRANCISCA AZEVEDO(AUTORA DE O CASARÃO) ambas personalidades  miguelalvenses e exemplos de dedicação à cultura do estado do Piauí.

Fotos: Frederico Rebelo
Fonte: Portal Miguel Alves