quinta-feira, 25 de abril de 2013

Centenário de Clidenor de Freitas Santos

Clidenor de Freitas Santos, nasceu em Miguel Alves (PI) em 16 de fevereiro de 1913, faleceu em Teresina em 02 de abril de 2000 aos 87 anos. Médico psiquiatra, formado na Faculdade de Medicina do Recife em 1937.
Introduzindo no estado, metodologia humanitária e moderna no tratamento das doenças psiquiátricas: eletroconvulsoterapia, musicoterapias etc.Levou para a praça da Libertade 1.450 kg de correntes de ferro, método desumano que viviam os doentes (amarrados ou cobertos pelas correntes).
Fundou o Sanatório Meduna, qu e foi inaugurado em 1954.
Mudou o nome de Hospital Psquiátrico de Teresina, então Asilo de Alienados para Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu.
Humanista, escritor, estadista, político. Foi dmirador da obra e estilo de Dom Quixote de la Mancha.
É patrono da cadeira 31 da Alval (Academia de Letras do Vale do Longá). A sua cidade berço, Miguel Alves, além de situar-se às margens do rio Parnaíba, também faz parte do aale verde-úmido do rio Longá. Foi membro da Academia de Medicina do Piauí e um dos seus fundadores.
Era membro da Academia Piauiense de Letras, que ontem, dias 16, lhe prestou uma significativa homenagem, tendo como orasdor o professor Celso Barros Coelho, que dentre outras coisas citadas sobre Clidenor, nos fez recordar de 1964, quando ambos foram cassados pela revolução de 64. Clidenor passor 3 anos no exilio no Uruguai. Em seguida, o psiquiatrsa Humberto Soares Guimarães discorreu sobre o livro que a Academia está fazendo sobre Clidenor e finalmente em momento emocinante falou o acadêmico Heitor Castelo Branco Filho, sobre amizade e o apreço que Clidenor tinha pela sua mãe Lili Castelo BrancoLilizinha e o pai.
Clidenor deverá receber uma homenagem da Prefeitura Municipal denominando a atual avenida Pinel em Avenida Doutor Clidenor de Freitas Santos.
Clidenor "um homem à frente de seu tempo"
* José Itamar Abreu Costa é médico, escritor, memorialista, acadêmico, presidente da Academia Longaense de Letras, Cultura, História e Ecologia (ALLCHE), com sede em Alto Longá; presidente da Academia de Letras do Vale do Longá (ALVAL), com sede em Barras; diretor da Academia de Letras da Região de Sete Cidades (ALRESC), com sede em Piracuruca; vice-presidente da Academia de Medicina do Piauí e diplomado pela Academia Piauiense de Letras (APL) com o Mérito Cultural Lucídio Freitas. Endereço eletrônico:www.jitamaracosta@hotmail.com Tel: 86 9981 3843










 A esqueda: de Terno preto
Clidenor, em reunião da Academia Piauiense de de Letras durante a visita do presidente da Academia Brasileira de Letras, Austragésilo de Athaide, a Teresina.
 Fonte: Blog: José Fortes

3 comentários:

  1. A atitude dos compradores da área do Sanatório Meduna, que fizeram a doação da Casa de Clidenor para o Museu da Escrita é digna dos grandes homens.
    A Diocese de Teresina está administrando a belíssima Capela(construida por Clidenor e Wilson Freitas Santos)
    Itamar

    ResponderExcluir
  2. Doutor Clidenor foi um homem muito admirado excelente médico

    ResponderExcluir
  3. Conquista histórica e cultural importante foi o tombamento do complexo predial do MEDUNA, em jun/2021 pelo Estado do Piauí para fins de preservação e utilização sociocultural e educativa.

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA VISITA, VOLTE SEMPRE!
UM ABRAÇO!