Conforme informou o site Circle of Blue, este foi o primeiro ano em que a crise da água encabeçou a lista do relatório do Fórum Econômico Mundial (FEM) sobre os principais problemas do planeta. A pesquisa é feita anualmente e conta com a participação de, aproximadamente, 900 líderes nas áreas de política, negócios e civil. Em 2015, a água ficou em terceiro lugar.
Foram mensurados 28 fatores de risco, em duas diferentes análises: a chance de ocorrer nos próximos dez anos e o impacto (considerando quadros de devastação). A crise da água ficou em primeiro lugar no quesito impacto, seguido por problemas como conflitos interestatais, a incapacidade de se adaptar às mudanças climáticas e desemprego crônico.
Segundo o site, o fato de a água ocupar o primeiro lugar no ranking não só mostra uma mudança de pensamento por parte dos membros do Fórum, como reflete o crescente reconhecimento entre os líderes globais sobre a maneira como a falta de água própria para o consumo irá impactar significativamente a saúde e o patrimônio dos pobres, as economias mais ricas e as grandes cidades. Servem de exemplo os problemas enfrentados na Califórnia (EUA) e em São Paulo devido às secas severas ocorridas, com mais intensidade, em 2014.Fonte: www.docol.com.br/planetaagua/h2o/crise-da-agua-e-considera-o-maior-risco-global-da-atualidade/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELA VISITA, VOLTE SEMPRE!
UM ABRAÇO!