domingo, 15 de outubro de 2023

Ceiça Torres: Uma cidadã do mundo promovendo cultura em Miguel Alves, no norte do Piauí

 

A Cultura e arte sempre estiveram presentes
na vida Ceiça Torres - Foto Divulgação
   No último sábado, dia 14, tive o privilégio de retornar mais uma vez ao município de Miguel Alves, na região do baixo Parnaíba, acompanhado da equipe do Sistema Move de Comunicação (Elielson Gomes e Carlos Eduardo, Cadu). Lá, realizamos diversas reportagens para o Move Notícias, como parte do projeto Move Indica – Gastronomia e Turismo, que você poderá acompanhar ao longo da semana.

 Durante essa visita, pude relembrar a importância de Miguel Alves na história do Piauí. Muitas pessoas desconhecem que este município é berço de figuras notáveis.    O renomado médico Clidenor de Freitas, uma eminente referência na medicina psiquiátrica e na política do Piauí, é originário de Miguel Alves. Outra figura destacada na política, o coronel Jofre do Rego Castelo Branco, ex-vereador da capital, também tem raízes miguel-alvenses. Além disso, a maior expressão do futebol do Piauí, Simão Teles Bacelar, também é natural deste município.

  Miguel Alves, situado às margens do Rio Parnaíba e abençoado por São Miguel Arcanjo, viu nascer grandes mulheres, como Laís Ribeiro, uma renomada ‘Top Model’ de sucesso internacional. Além disso, esse chão de luta deu origem a mulheres destemidas, protagonistas de suas próprias histórias. 

Ceiça posui uma energia contagiante - Foto Divulgação

  Gostaria de destacar o talento e a determinação de uma mulher que faz a diferença em Miguel Alves. Estou me referindo a Conceição Torres, carinhosamente chamada de Ceiça. Desde tenra idade, ela sonhou alto e almejou conhecimento além das fronteiras. Não só quis, como bebeu em outras fontes. Determinada, atravessou o Atlântico e estabeleceu residência na Alemanha, imergindo na cultura e no idioma da “República de Weimar”.

  Ceiça, carinhosamente conhecida como Koni, em Dusseldorf, no Oeste da Alemanha, explorou extensivamente o continente europeu e tornou-se fluente em cinco idiomas, transformando-se em uma cidadã do mundo. Após quase 20 anos vivendo na Europa, ela retornou ao Brasil há nove anos, mas nunca esqueceu suas raízes em Miguel Alves.

Sede do Espaço Cultural Coco Babaçu e demais projetos culturais
capitaneados por Ceiça Torres - Foto: divulgação

  Ceiça optou por fixar residência na cidade que a viu nascer e, dominando múltiplos idiomas, tornou-se uma tradutora, particularmente de obras de escritores germânicos.   Desde seu retorno a Miguel Alves, ela tem se esforçado para resgatar a cultura popular local. Com simplicidade e originalidade, Ceiça acolhe crianças no Projeto Cultural Coco Babaçu, onde mantém com dificuldade um Ponto de Cultura e a sede da ONG Viva Vida (que orienta pacientes na realização de transplante de célula tronco, em grandes hospitais na Alemanha).

  O Projeto Cultural de Conceição Torres oferece cursos e oportunidades de enriquecimento cultural para as crianças e jovens de Miguel Alves. A Biblioteca Comunitária Fileno Sousa é mais uma iniciativa desta batalhadora, que insiste na importância da leitura de livros físicos, algo cada vez mais raro nos dias de hoje.

Momento musical com Gabriel Egea durante o Chá das 5 - Foto Eduardo, Cadu 

  Aos sábados, Ceiça assume o papel de apresentadora de um evento transmitido pelo Instagram: O Chá das 5. Nesse encontro, ela reúne artistas e produtores culturais de diversas artes e crenças para um bate-papo descontraído.

No último sábado, tive o prazer e o privilégio de participar do Chá das 5 com a equipe do Sistema Move de Comunicação, onde discutimos temas relacionados à Comunicação, Cultura e Arte. Foi um momento ímpar onde tivemos sonoplastia de um grande artista local, Gabriel Egea que nos brindou com o melhor da MPB.

  Muitos em Miguel Alves talvez ainda não tenham percebido, mas essa mulher de estatura pequena é uma gigante na promoção da cultura local. Nossa homenagem Conceição Torres, uma produtora cultural que transformou sonhos em realidade, não apenas os seus próprios, mas também os de toda uma geração miguel-alvense.

 Uma mulher que eliminou do seu vocabulário as palavras dificuldade e crise, optando por realizar e fazer acontecer. Eis Conceição Torres, ou simplesmente Ceiça do Projeto Cultural.

Conceição Torres ou simplemente Ceiça do projeto
Cultural - Foto divulgação

 Fonte: https://movenoticias.com.br/colunas/ceica-torres-uma-cidada-do-mundo-promovendo-cultura-em-miguel-alves-no-norte-do-piaui/





Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA, VOLTE SEMPRE!
UM ABRAÇO!