O grupo junino Mexe Mais é um tipo de tradição folclórica e cultural popular tipicamente nordestina, que ocorre principalmente no período das festividades de São João. Para o grupo Mexe Mais, o mês de junho é sempre especial, afinal é época de receber em troca o sorriso e os aplausos da platéia, depois de muito trabalho. A demasiada atenção que as instituições privadas com suas grandes festas e os concursos de Quadrilhas contribuíram bastante para as mudanças das Quadrilhas, que para muitos é considerada irreversível, talvez inaceitável para outros, e alcançou diversos níveis, permitindo variação na forma de apresentação e na diversidade de estilos das quadrilhas. E é neste contexto que se situa o trabalho da Quadrilha Mexe Mais que consegue simultaneamente resgatar a tipicidade da Quadrilha Junina e inovar por meio da dinâmica do folclore brasileiro.
Nasce a Mexe Mais:
Nasce a Mexe Mais:
Tudo começou como uma brincadeira na escola, numa daquelas festas juninas organizadas por alguns alunos, juntamos jovens de várias séries até se formar a Quadrilha Mexe Mais. Todos com os trajes tipicamente junino, improvisado pelos próprios alunos, passos ainda tradicionais, como: Olha a fome, a ponte quebrou, entre outros. A princípio iríamos nos apresentar somente nas festas juninas da escola, pois ainda não tínhamos estrutura suficiente para outras apresentações onde a maioria dos participantes nunca tinha participado de quadrilha junina.
Passado dois anos e a Quadrilha era formada somente por alunos da escola Mariano Mendes, começou então aquela indagação da participação de jovens de outras escolas, foi aí que deu certo. O grupo cresceu, a cada ano que passava só obtínhamos êxito, passamos a organizar todos os anos nosso próprio Arraiá, com participações de quadrilhas de vários lugares e premiações. Convites para apresentações em outras regiões eram freqüentes tais como José de Freitas, Chapadinha-Ma entre outros.
E hoje a Associação Cultural Mexe Mais se tornou uma “família” onde todos gostam e se divertem pelo papel que desempenham dentro da sociedade, resgatando a cultura tradicional folclórica.
Na quadra junina de 2011, a Mexe Mais traz toda a magia, com o espetáculo “Seja na terra fogueira e no céu balão, essa é a Mexe Mais fazendo o São João”. Em destaque cerca de 36 quadrilheiros apresentam diversas coreografias. O espetáculo marca também a implantação do cenário concordando com referido tema.
Ficha Técnica
Lampião:Halison
Maria Bonita:Cidália
Noivo:Raimundo José
Noiva: Gerlane
Rei: Müller
Rainha:Graciele
Componentes: Homens: Emilio, Nestor, Bruno, Ricardo, Tedy, Fábio, Erisvaldo, Claudivan, Alison, Arthur, Arilson, Maciel, Marcos, Cristiano.
Mulheres: Cleonice, Fabiana, Cleane, Ticiane, Gilciane, Francisca, Aline, Irenilda, Maria, Daniele, Karol, Vanessa, Bethânia, Francisca.
Casal tema: Pedro e Karina.
Total de componentes: 18 homens, 18 mulheres
Facebook: quadrilhamexemais@hotmail.com
Algumas necessidades técnicas: local para montagem do cenário e concentração dos quadrilheiros.
ASSOCIAÇÃO CULTURAL MEXE MAIS
DOCUMENTOS
MIGUEL ALVES-PI, ABRIL DE 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELA VISITA, VOLTE SEMPRE!
UM ABRAÇO!