O desafio do PNAIC, é fazer com que a criança,
aprenda lê, para que elas, possam ter um melhor desempenho nas series subsequentes,
adquirido o gosto pela leitura.
Criança que lê, tem contato com a literatura desde cedo,
principalmente com o acompanhamento dos pais,
é beneficiada em diversos sentidos: ela aprende melhor, a pronuncia das
palavras se comunica melhor com outros
divíduos . "Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a
imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores."
Devemos fomentar o incentivo
pela leitura desde cedo. Os educadores; eles não devem esperar soluções
prontas, mas sim buscar iniciativas para a concretização de suas metas e
expectativas. Além disso, devem se articular em grupos independentes, com a
sociedade, para criar e desenvolver novas ideias, novos cenários, que
fortaleçam a importância da alfabetização na idade certa.
É necessário tempo adequado para se obterem
resultados concretos. O processo de aprendizagem dos alunos é apenas o começo,
que levará cada instituição de ensino a discutir as suas demandas e
especificidades educacionais.
A mobilização pela Qualidade da Educação, foi iniciado
em 2005. Agora, temos o fortalecimento dessas políticas com o Pnaic, ou seja, a
continuidade e a evolução desse processo, não evasão escolar. A diferença é que
essa é uma política educacional mais aprofundada, pois reúne três vertentes
indispensáveis para o seu êxito: o processo de formação, o de avaliação e a
disponibilização de materiais didáticos nas escolas para uso do educador e do
aluno.
Os professores são importantes parceiros na
construção, de um novo modelo de educação estimulando os seus alunos, a ter o
gosto pela leitura.
Autor: Richarle Tuira
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