quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Secretário de Meio Ambiente do estado do Piauí discute sobre Comitê da Bacia Hidrográfica do Parnaíba

"A discussão em torno da criação deste comitê já vem acontecendo com frequência e a Semar esteve presente em todo esse processo, desde o começo", disse o secretário.

  A Comissão Interinstitucional Pró-Comitê da Bacia Hidrográfica do Parnaíba se reuniu na manhã da última quarta-feira (16), no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (CREA-PI) para definir novas ações para a comissão e seus grupos de trabalho. A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí – SEMAR tem assento na comissão e participou do encontro, que contou com a participação de lideranças e representantes dos três Estados que compões a bacia: Ceará, Maranhão e Piauí.

  “A discussão em torno da criação deste comitê já vem acontecendo com frequência e a Semar esteve presente em todo esse processo, desde o começo. Quando assumimos a secretaria, procuramos saber como andava o processo. Comprometemo-nos a manter os esforços para que o comitê enfim seja criado e possa atuar frente às questões relativas à manutenção desta importante bacia hidrográfica para o nosso Estado”, afirmou o secretário do Meio Ambiente do Piauí, Ziza Carvalho.

  Na reunião foram abordados: a atualização dos representantes das comissões estaduais do pré-comitê, composto por representantes da sociedade civil, usuários de água e órgãos públicos. Decidiu-se pela inserção do CREA-PI e da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB – Seccional Piauí; e a apresentação da documentação a ser enviada ao Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) para a aprovação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Parnaíba (Resolução 05/2000), que é a proposta de criação do referido comitê.
  Discutiu-se também a necessidade de maior inserção da sociedade civil nas ações desenvolvidas na criação do comitê, a democratização do processo e a representatividade dos diversos setores interessados para minimizar possíveis conflitos, as estratégias para a melhor gestão hídrica nos estados e mais espaços de discussão sobre a gerência dos comitês considerando a experiência de outros já existentes.
  Fonte: Ascom




Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA, VOLTE SEMPRE!
UM ABRAÇO!