Maria José Meneses de Santana foi exemplo de uma brilhante mulher, inteligente, batalhadora, dinâmica, escritora e professora.
Nasceu na cidade de Duque Bacelar – MA em 13 de maio de 1932. Filha do Coletor de Impostos José Meneses e ex-prefeito do município de Miguel Alves e de Dona Alzira. Passou a morar no município de Miguel Alves – Piauí aos dois anos de idade, onde cursou o antigo ensino primário na Unidade Escolar Mariano Mendes tendo vivido nesta cidade toda sua infância.
Casou-se aos dezessete anos de idade com Archimedes Fernandes Santana com quem tiveram 14 filhos sendo que chegou a adotar mais dois filhos. Logo que casou, passou a residir em Teresina . Ela só voltou a estudar aos 40 anos de idade no Colégio Estadual João Clímaco D ´Almeida, onde concluiu o antigo segundo grau, hoje Ensino Médio, e por muitos anos até os dias atuais morou na mesma casa, cujo quintal foi plantado o SAPOTIZEIRO homenageado em três dos seus poemas de um dos seus livros intitulado “Cantos Tristes”.
De suas obras publicadas merecem destaques os livros: Cantos Tristes e Cantos da Alma.
Alguns lugares em Miguel Alves ela guardou em suas lembranças sempre que recordava o tempo em que morou nesta cidade, que viveu sua infância como: a Igreja Matriz de São Miguel Arcanjo, a Prefeitura Municipal, onde seu saudoso pai José Meneses Santana foi prefeito no período de 27 de agosto de 1946 a 11 de maio de 1947. A casa onde a mesma morou, sendo que uma das suas moradias ficava situada na Avenida Des,Simplício Mendes que ficava em frente ao Hotel São Miguel, o colégio Mariano Mendes onde a mesma cursou o primário entre outros pontos da cidade.
O blog Miguel Alves Ponto de Cultura através do escritor e blogueiro Richarle Tuira, aqui se solidariza com todos os membros da “Família Meneses ” e externa o seu mais profundo pesar pela morte desta grande mulher admirável, guerreira, determinada, inteligente, batalhadora e que fará muita falta na vida de toda a família, amigos e todos os que tiverem o privilégio de conhecê-la .
Que a escritora Maria José Meneses de Santana descanse em paz e que Deus possa reconfortar todos os corações que choram nesse momento pela sua partida para a eternidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
OBRIGADO PELA VISITA, VOLTE SEMPRE!
UM ABRAÇO!