terça-feira, 13 de outubro de 2020

Historiadora da Corisco Arqueologia e Patrimônio visita casarão dos Azevedo no município de Miguel Alves

Foto: Divulgação

O casarão do Olho D’água dos Azevedo é um dos principais destinos turísticos e históricos do estado do Piauí ele fica 147 km da capital. O vasto Patrimônio Arqueológico compõe parte dos atrativos que encantam os visitantes. A fim de aliar preservação com uso social do Patrimônio Cultural, falta política pública de incentivo para desenvolver o turismo na região.

A historiadora Hanna Morganna esteve no município de Miguel Alves na localidade Olho D’Água dos Azevedo e na Campininha, estava na companhia do escritor Richarle Tuira fazendo uma pesquisa que faz parte de um relatório de avaliação e de impacto que foi pedido pelo IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Foi solicitado do projeto Piauí Conectado que está levando internet há vários municípios do estado.

A historiadora Hanna é que está fazendo o relatório para empresa Corisco Arqueologia e Patrimônio, o objetivo do relatório é avaliar se há impacto com os empreendimentos e aos bens culturais e materiais no caso do tambor de crioula que é específico da região Olho D’Água dos Azevedo e da Campininha. 

Tivemos a oportunidade de conhecer um pouco das histórias dos escravos e do tambor de crioula, é uma cultura forte na região norte do estado do Piauí. Frisou: O escritor Richarle!

 

           

   

domingo, 20 de setembro de 2020

LITERATURA MIGUELALVENSE EM DESTAQUE


          O escritor FREDERICO A. REBELO TORRES que também é Contador (Escritório Central) e acadêmico da ALVAL – Academia de Letras do Vale do Longá com sede em Barras-PI, e que já esteve a frente da presidência desta instituição literária, uma das mais antigas do estado do Piauí, fundada no ano de 1978, é filho do casal: contador Luiz Gonzaga Torres Pinheiro (in memoriam) e da aposentada Teresinha Oliveira Rebelo Pinheiro.  É casado com a miguelalvense Maria da Conceição Sousa Furtado, e desta união, o casal tem dois filhos: Luís Gonzaga Torres Pinheiro Neto e Maria Ísis Saint Clair Furtado Rebelo Torres. O acadêmico literário Frederico Rebelo   deu o nome a filha, de “Maria Ísis Saint Clair Furtado Rebelo Torres”, por “Saint ” ser o nome dos Rebelo de Portugal origem da família.

O Portal Miguel Alves primeiro portal em notícias deste município e região, através do seu titular Colunista Social Nilo Araújo destaca e publica algumas das mais recentes poesias, bem como textos em prosas e artigos políticos    do miguelalvense FREDERICO A. REBELOT.

Tenham uma boa leitura!!

Fonte: Portal Miguel Alves

sábado, 8 de agosto de 2020

A PORCA DE RELÓGIO

(Miguel Alves – PI)

    Há muitas noites em Miguel Alves, uma sombra aterrorizante pairava sobre os corações dos moradores. Os relatos de uma criatura assombrosa perambulando pelas ruas escuras se espalhavam como fogo, instilando medo e pavor na comunidade. Essa criatura ficou conhecida como a Porca de Relógio, um ser monstruoso que se transformava nas profundez profundezas da noite e aterrorizava os habitantes.

    Uma mulher cujo nome não se faz necessário revelar, solitária e sofrida, foi envolta em uma aura de mistério e suspeita. Sua aparência macabra, com cabelos longos que se assemelhavam a uma peruca, cabeça redonda e mãos desproporcionalmente grandes e imóveis, gerava um ar de ocultismo ao seu redor. Dizem que a mesma foi amaldiçoada por manter uma relação extraconjugal e libidinosa com seu “compadre de filho”, fato que causara repúdio entre os moradores da antiga Miguel Alves dos anos 50. No entanto, o que mais chamava a atenção era o fato de Joana sempre usar um relógio em um dos braços, o mesmo braço em que a Porca de Relógio ostentava seu próprio relógio durante suas aparições noturnas.
    A Porca de Relógio, com sua forma imponente e aterrorizante, assolava as ruas da cidade. Seus grunhidos angustiantes ecoavam pela madrugada, causando calafrios naqueles que ousavam cruzar seu caminho. Contam-se histórias arrepiantes de encontros com a criatura nas encruzilhadas sinistras e estradas isoladas. Muito se falava de que quem fosse mordido perla fera receberia para si a maldição de transformar-se naquele monstro. Alguns afirmam ter sido perseguidos implacavelmente, enquanto outros relatam o desaparecimento de entes queridos, deixando para trás apenas o rastro do medo.
    A presença do Animal Diabólico desencadeou um verdadeiro pânico na cidade. Os pais, temendo pela segurança de seus filhos, proibiam-nos de sair durante a noite, mantendo-os trancados em seus lares. A vida noturna da comunidade foi envolvida em um véu de trevas, enquanto a sombra da criatura se estendia sobre Miguel Alves.
    Em meio ao caos e ao terror, surgiu uma mulher cujo destino ficou entrelaçado com o da Porca de Relógio. Era ela quem sempre usava um relógio no mesmo braço que a fera durante suas aparições. A suspeita recaiu sobre essa mulher solitária, cuja aparência peculiar e ligação misteriosa com a criatura alimentavam os rumores sinistros.
    Enquanto a cidade vivia em um estado de apreensão, os moradores voltavam seus olhares desconfiados para a mulher suspeita. Ela carregava consigo um segredo obscuro, um segredo que poderia revelar a verdade por trás da Porca de Relógio. Porém, antes que qualquer conclusão pudesse ser tirada, a mulher desapareceu, deixando apenas uma trilha de mistério e incerteza.

    A lenda da Porca de Relógio perdurou pelos anos, transmitida de geração em geração. A criatura assombrou os pesadelos dos moradores de Miguel Alves, deixando-os com uma sensação de vulnerabilidade e horror. O relógio em seu braço.
    O relógio em seu braço se tornou um símbolo sombrio, associado ao mistério e à escuridão que envolvia a cidade. A Porca de Relógio tornou-se uma figura lendária, retratada em histórias de terror e contos assustadores. Ainda hoje, as pessoas sussurram seu nome com medo e respeito, lembrando-se das noites em que a criatura aterrorizava Miguel Alves.
Mesmo com o passar dos anos, a verdadeira identidade da Porca de Relógio e o destino da mulher suspeita permaneceram ocultos, de domínio de alguns poucos homens corajosos que chegaram a presenciar o ato grotesco da transformação dentro de um curral que ficava próximo ao Igarapé. Todos já partiram para o além e se com pareceram, em vida, ao confessionário, os párocos também já partiram para outra. A lenda continua viva, envolta em mistério e especulação, deixando espaço para interpretações sombrias e teorias sinistras. Sobre a mulher suspeita também recaíram acusações de bruxaria e a hipótese de ser queimada em uma fogueira como Joana D’Arque.
    A história da Aberração serve como um lembrete assustador de que o desconhecido e o sobrenatural podem habitar as sombras mais profundas de nossas vidas. Miguel Alves nunca mais foi o mesmo após a chegada da criatura, e as marcas do terror que ela deixou para trás ainda podem ser sentidas nos corações daqueles que se atrevem a lembrar.
    A Criatura, com sua forma grotesca e aterrorizante, permanece como uma presença etérea nas lendas urbanas do Piauí. Sua história serve como um alerta sobre os mistérios ocultos que se escondem nas ruas escuras e nos cantos mais sombrios das cidades. Aqueles que se aventuram a desvendar os segredos da Porca de Relógio são confrontados com o desconhecido e com a própria natureza obscura da humanidade.
    Assim, a lenda da Porca de Relógio continua a assombrar os sonhos dos moradores de Miguel Alves, relembrando-nos de que, mesmo nas noites mais silenciosas, o mal pode espreitar nas sombras e deixando-nos com arrepios na espinha e uma sensação duradoura de que nem tudo o que é real pode ser explicado.

    Frederico A. Rebelo Torres – Escritor

    Para o blog Causos Assustadores do Piauí

sábado, 30 de maio de 2020

A Importância do professor no mundo atual

Foto: Premiumbr.freepik.com
            Uma classe que merece ganhar bem é o professor!
São eles que formam o médico, advogado, etc.
Infelizmente o povo prefere idolatra políticos que não fazem nada pela educação básica.
Enquanto o povo continuar com essa paixão política o país não vai se desenvolver em vários aspectos educacional, social, econômico e geopolítica.
São esses pilares que regem e ajudam a desenvolver um país.
O governo tem a obrigação de investir na ciência e na tecnologia são essas duas ferramentas do século 21.
Inovação é a palavra chave do momento.
Sem educação de qualidade não temos desenvolvimento sustentável e nem geração de emprego e renda.
O povo que não estuda estar fardo a derrota das suas expectativas criadas por si mesmo.
Acredite o seu potencial e ideal que cada um de nós temos para crescer como cidadão e profissional de destaque no mercado de trabalho.
Autor: Riharle Tuira


segunda-feira, 4 de maio de 2020

Covid-19 - As Sugestões de Richarle Tuira

Solicitei do secretário de saúde para comprar termômetro de Ambiente Infra-vermelho. A minha solicitação de colocar tenda na Av: José Deus para as pessoas que vão receber o auxílio emergencial que fiquem na sombra. Solicitei também a compra de mais teste rápido e EPI's.
Dei uma sugestão de montar um hospital de campanha no ginásio poliesportivo Chico Noca para atender os infectados do covid- 19. Evitado contaminar os pacientes do hospital Pedro Vasconcelos. 
Todos acataram as minhas sugestões. O secretário de saúde senhor Chibaça disse que vai pôr em plástica as ações.  
Agora resta a população e os vereadores fiscalizar. O trabalho da Secretária de saúde de Miguel Alves.       
       Traçando novas estratégias de combate ao coronavirus.
 Equipes da Secretária de Saúde da Virgilância Sanitaria de Miguel Alves
•Secretário: Francisco Ramos (Chibança)
•Diretor executivo: Ivan Gadelha
•Coordenadora de Atenção Básica: Enfermeira Conceição
•Coordenador de Epidemiologia: Enfermeiro Ediberto Aguiar
•Enfermeira Marly
•Enfermeira Mitchelle Callomine
•Educador Físico Lucas Gomes
•Assessora Técnica Helienia Damasceno
(Edição: Richarle Tuira) O4/05/20

sábado, 25 de abril de 2020

Hitória da Unidade Escolar Mariano Mendes de Miguel Alves

                                              Foto: blog do Assis Dutra
FATO DO DIA - Há 85 anos, em 25 de abril de 1935, foi construído em Miguel Alves o Grupo Escolar Mariano Mendes pelo Interventor Landry Sales. Anos depois foi reconstruído, em 1962, no governo de Chagas Rodrigues. Na época a diretora era a Professora Maria do Carmo Rebelo do Rego.
O Velho Mariano Mendes é o berço da educação de Miguel Alves. Ele guarda consigo a história estudantil da maioria dos miguel-alvenses. Muitos Miguel-alvenses que se destacaram e se destacam nas ciências, nas letras e nas artes, ocuparam os seus bancos escolares, correram pelos seus corredores. Médicos, dentistas, advogados, engenheiros, economistas, professores, agrônomos, veterinários, jornalistas, além de outros que mesmo não galgando uma formação superior são triunfaram em outras atividades.
Como ex-aluno e ex-professor do Mariano Mendes quero enaltecer a sua grandeza e, em nome de todos ex-alunos e alunos e, em respeito à memória de suas renomadas professoras, bem como em nome dos ex e atuais professores, fazer um pedido aos representantes de Miguel Alves - cuidem do Mariano Mendes. 
Fonte: Blog do Assis Dutra, 25/04/2020

segunda-feira, 2 de março de 2020

Cidadão Solicita Audiência Pública Sobre Segurança no Trânsito em Miguel Alves

Foto da internet

          O jovem cidadão e escritor: Richarle Tuira, solicitou da Câmara Municipal uma Audiência Pública para debater sobre a Segurança do Trânsito no município de Miguel Alves.
Com cerca de 32 mil habitantes, a maioria na área rural e pouca infraestrutura urbana, muitos moradores de Miguel Alves recorrem a motocicletas para se locomover, em geral sem usar capacete ou qualquer outro equipamento de segurança. O resultado, é um número muito alto de pacientes que dão entrada na emergência por causa de acidentes de trânsito. No Hospital Pedro Vasconcelos. Nos fins de semana, a situação costuma ser mais grave, quando chegam a ser atendidos até 8 acidentados.
      Faz- se necessário a Secretaria de Transporte Municipal e com o Detran-PI, fazer a Sinalização das principais vias pública e colocar Placa de parada rápida nas farmácias e Faixa de pedestres e fazer campanha educativa para conscientizar a população do uso do capacete, no caso dos automóveis usar o cinto de segurança.
        Veja o ofício na íntegra abaixo!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

Cidadão Miguelalvense Cobra Investimento Para Miguel Alves

       
O escritor e produtor cultural Richarle Tuira preocupado com bem estar da população esteve na prefeitura municipal o mesmo protocolou 7 ofícios de interesse de todos.
Cada ofício abordar um tema diferente a ser trabalhado em cada área específica.
Ele acredita no potencial da arte da cultura e das riquezas naturais do munícipio de Miguel Alves que podemos trabalhar o turismo sustentável em parceria com o poder executivo e com a iniciativa privada.
Sabemos a falta de incentivo e de investimentos nas áreas da arte, cultura, do turismo pois há uma carência enorme em investimento em obras de mobilidade urbana e dentre outros projetos de grande importância para o município se desenvolver socialmente, economicamente, de maneira sustentável e equilibrada com meio ambiente. Temos potencial de sobra para explorar as riquezas naturais e cultural. disse: Tuira.
Veja abaixo os ofícios na integra!