domingo, 30 de novembro de 2014

Projeto Cordel nas Escolas


  PROJETO CORDEL NAS ESCOLAS, desenvolvido nas escolas públicas estaduais e municipais de Teresina, que visa à sensibilização dos estudantes para a literatura de cordel, como forma de preservar, educar e divulgar essa cultura junto ao público jovem, além de oferecer trabalho e renda para violeiros, emboladores e cordelistas, através da ministração de oficinas e apresentações artísticas. E como principal ação; o Ponto de Cultura propõe o desenvolvimento de Gestão Compartilhada e Transformadora.
    O PROJETO CORDEL NAS ESCOLAS destaca-se no principal ponto. Promovendo e fortalecendo os saberes e fazeres da cultura. O projeto visa sensibilizar estudantes para a literatura de cordel, como forma de preservar, educar e divulgar essa cultura junto ao público jovem, além de oferecer trabalho e renda para violeiros, emboladores e cordelistas, através da ministração de oficinas de cordel, além de facilitar a leitura e a linguagem.
  Levar a LITERATURA DE CORDEL até a escola, significa oferecer um importante incentivo no meio de educação aos alunos dos ensinos, fundamental e médio. Através da poesia popular o aluno poderá conhecer aspectos da história do nordestino, pois o cordel retrata a cultura, o cotidiano, a realidade do povo e suas peculiaridades. A LITERATURA DE CORDEL pode versar sobre qualquer assunto e ser utilizado como recurso pedagógico para debater temas relacionados à educação escolar como cidadania, solidariedade, preconceito, discriminação racial, consciência ambiental, espiritualidade, ética, educação sexual, combate às drogas, violência, condição social da população, amor ao próximo...
  
     Fonte: Blog: Fundação Nordestina do Cordel Funcor

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Rubens Cardoso


A Unidade Escolar PIO XII Irá Realizar GINCANA CULTURAL


 A Unidade Escolar PIO XII irá realizar no dia 05/12/14 a GINCANA CULTURAL ARTE LOCAL que tem como objetivo geral: " Integrar ao processo de ensino e aprendizagem desenvolvido na escola os conhecimentos e práticas culturais locais e gerais historicamente acumulados para que aja uma maior valorização de nossa cultura e uma maior aproximação do ensino escolar com a vivência de cada cidadão integrado ao processo". O foco dessa gincana além de valorizar os artistas locais iremos também direcionar a nossa atividade aos acontecimentos artísticos dos anos 60 com um baile de encerramento. Portanto de já agradecemos todos os professores, alunos e os artistas que estão recebendo cada uma das equipes para que possa ser construindo um pouco a historia de cada artista.     Acreditamos em uma educação, em uma escola que não fecha suas portas para a vida cotidiana de seus alunos e famílias pelo contrario reconhece o potencial de sua gente e trás para dentro da escola e leva a escola para visitar a vida cotidiana de cada cidadão que representa as nossas manifestações culturais, certamente o tempo nem é suficiente para todos os artistas de nossa cidade mais através daqueles que foram convidados queremos que os demais se sintam reconhecidos no gesto da nossa unidade de ensino. 
Um viva aos nossos artistas!
  Fonte: Professor José Nery

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Associação das Quebradeiras de Coco de Miguel Alves

Foto da internet
Foto: Divulgação
Nossa história, nossas conquistas!
  Éramos apenas mulheres...Quando crianças, brincávamos a sombra dos babaçuais no norte do Piauí. Quebrávamos coco para extrair o azeite, a massa, o carvão... Ajudávamos a família na dura luta pela sobrevivência. Ficamos adultas, casamos, vieram os filhos ...Um dia , acordávamos para o mundo, e percebemos que tínhamos asas para voar!
  A partir do ano 2005 iniciamos uma significava caminhada coletiva, rumo á libertação da mulher. Com o apoio da Pastoral da Terra (CPT) realizamos encontros e rodas de conversas de assuntos como relações de poder e gênero, família, cidadania, política públicas, entre outros. Hoje, somos reconhecidas juridicamente como ASSOCIAÇÃO DAS QUEBRADEIRAS DE COCO DE MIGUEL ALVES. Abrimos a boca fazendo ouvir nossa voz, expressamos nossas dores e amores, dificuldades e sonhos!
  Lutamos para romper as correntes da dominação da sociedade patriarcal.
  O segundo passo é a organização em setores de produção : Setor 1: Todos Os Santos Setor 2: Ezequiel, Richo do Conrado, e Paraíso; Setor 3: Retrato e Poção. Produzimos massa de coco de azeite , bolo, biscoito, artesanato e produtos de limpeza, praticando o extrativismo, preservando esta grande riqueza natural de nossa terra, com os princípios da Economia Solidária. A Divina Fonte da Vida , que é o próprio Deus nos ilumina nesta caminhada.
 E ao quebrarmos o coco , animadamente cantamos :
         Ei, não derrube esta palmeira !
         Ei, não derrube as palmeiras!
         Você sabe que não pode derrubar,
         Precisamos preservar as riquezas naturais!
        
CONHEÇA E APRECIE O VALOR NUTRITIVO E MEDICINAL DA FARINHA DE BABAÇU
  100% NATURAL
  BOLO DE FARINHA DE BABAÇU
  INGREDIENTES: 04 ovos, 02 xícaras de açúcar, 200g de margarina , 02 xícaras de farinha de babaçu, 02 xícaras de trigo com fermento , 01 pitada de sal.
Preparo: Bata as claras em neve e reserve-as. Em seguida bata o açúcar, a margarina e as gemas. Aos poucos, acrescento o trigo e a farinha de babaçu, alterando com leite morno. Finalmente junte as claras em neve asse em forno brando por 25 minutos.

Mingau de Farinha de Babaçu
Ingredientes: 01 litro de leite, 01 pitada de sal o1 xícara de açúcar, 03 colheres de farinha de babaçu canela em pó e coco ralado.
Preparo: Pegue a farinha de babaçu e adicione ao leite, mexa bem até a farinha dissolver por igual. Em seguida, o sal e adoce a gosto; leve ao fogo brando para cozinha., após a fervura, retire do fogo e adicione a canela e o coco ralado( opcional). Sirva quente ou frio.

Suco de Frutas

Adicione 01colher de sopa de Farinha de Babaçu no copo do liquidificador . Acrescente 300 ml de leite, água ou suco natural e bata por 30 segundos. Adoce a gosto e sirva de preferência gelado.

Vitamina

Bata no liquidificador 600 ml de leite, 03 bananas , 01 maçã descascada (ou outras frutas) e 03 colheres de Farinha de Babaçu. Adoce agosto e sirva, de preferência gelado.

Valor medicinal

Indicação: Inflamações em geral, feridas crônicas, úlcera gástrica e duodenal, colite ulcerosa, leucemia, anemia , varizes, obesidade, celulite, diabetes, sinusite, hemorragia, assaduras, esgotamento nervoso e mental, cólicas menstruais.
 Conservar em local seco e arejado

  Ajude a preservar nossa Floresta!

  Apoio: Miguel Alves Ponto de Cultura
  Maiores: Informações falar comigo: E-mail: richarletuira@hotmail.com

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Brasil Capoeira

  Uma das manifestações culturais mais conhecidas no Brasil e reconhecidas no mundo, a Roda de Capoeira recebeu, nesta quarta-feira (26/11), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura -UNESCOo título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Após votação durante a 9ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, a   Roda de Capoeira ganhou oficialmente o título. 
  Fonte: Ministério da Cultura 

Oscar Filho confirma sua demissão do CQC

                         
  Oscar Filho confirmou, na noite da última segunda-feira (24), que foi dispensado da equipe do "CQC", da Band. O repórter utilizou a internet para dar a notícia aos fãs e aproveitou para explicar que não pediu para deixar a atração semanal e ainda não tem planos profissionais para o futuro.
  O humorista publicou um texto de despedida em seu blog e disse sua demissão aconteceu no final da última semana. "Me deram um pezão na bunda, me chamaram para assinar um negocinho lá no RH da Band. Há quem possa ter motivos para sentir vergonha disso. Eu poderia ter me antecipado e ter dito que fui eu que pedi para sair, mas não", explicou.Sem rancor, o artista agradeceu pelos sete anos que passou na atração e destacou a importância de seu trabalho. "Me proporcionou tristeza ao me tirar da bancada do programa e, agora, do programa em si. Faz parte. O 'Custe o Que Custar' foi um grandessíssimo divisor de águas para mim. Não teria como ser diferente", avaliou.
  Ainda sobre sua atual situação, Filho fez piada. "Rasparei a cabeça, chamarei um ex-aluno meu, comprarei um trailer, fabricarei metanfetamina com 96% de pureza, exterminarei o cartel e morrerei rindo", anunciou, fazendo referência ao seriado "Breaking Bad".
  Vale lembrar que Marcelo Tas também já anunciou sua saída do "CQC". Para o posto de apresentador, a emissora contratou o ator Dan Stulbach. Outros integrantes também devem deixar seus cargos em breve.
 Confira o texto de despedida de Oscar Filho na íntegra:
"Gratidão. É essa a palavra que melhor descreve meu sentimento pelo 'CQC'.
Sexta-feira passada eu, oficialmente, fui mandado embora. Me deram um pezão na bunda, me chamaram pra assinar um negocinho lá no RH da Band. Há quem possa ter motivos para sentir vergonha disso. Eu poderia ter me antecipado e ter dito que fui eu que pedi pra sair, mas não.
  A primeira vez que eu ouvi falar nisso, foi através dessa matéria na internet: 'Band vai dispensar metade do elenco do CQC; veja quem sai'
 Pensei comigo: Será? E se for mesmo, como irei me sentir?
 O 'Proteste Já', quadro que eu defendi por 4 anos, foi a minha contribuição pessoal pra tentar fazer o meu país, pelo menos, um pouco mais justo e menos desigual. Lutei, argumentei, briguei, conversei, senti, raciocinei, debati. Pelo programa e por mim. O 'Proteste Já' é um quadro incrível do programa, mas um tanto cansativo e desgastante, inclusive, emocionalmente.
 Houve momentos em que a câmera não pode registrar o que se sente nas entrelinhas dos acontecimentos: funcionários burocratas, autoridades desumanas, seguranças autoritários, políticos dissimulados, profissionais oportunistas, assessores inescrupulosos. É uma enorme quantidade de energia que se esvai de se chegar em casa e apenas ter a vontade de deitar na cama e se deixar ser levado pelo sono.
 Ultimamente, minha energia pra trabalhar neste quadro não andava equilibrada. Portanto, não foi de todo mal ser dispensado pelo programa. Viria em boa hora. Seria timing bastante sincronizado.
 Passei um final de semana pensando profundamente em como seria viver sem fazer parte do programa que mudou a minha vida. Que me ajudou a divulgar um trabalho que eu tanto amo fazer: Meu show de stand-up, o 'Putz Grill…', que levou mais de 1 milhão de espectadores nesses 7 anos ao teatro e que foi até premiado!
 Através dele também consegui me tornar conhecido o suficiente para escrever uma 'Autobiografia Não Autorizada', e tirar sarro da minha própria vida perante os outros. Fiz na literatura algo que já fazia há anos em cima dos palcos.
 O 'CQC' deu felicidade me proporcionando conhecer pessoas como o Tom Cruise, ator que eu imitava no palco; Fernando Meireles, diretor que eu assisto no cinema; João Carlos Martins, o maestro cuja história pessoal e profissional eu admiro, José Saramago, escritor que eu li embevecido, cuja entrevista que eu fiz foi parar num documentário sobre ele, e o gênio do Silvio Santos!!!
 Me proporcionou sentir emoções à flor da pele, me fazendo ir à Ilha de Marajó conhecer crianças que viajam até 5 horas de barco para estudar, crianças do Piauí que estudam em escolas de chão batido, mães de Caxias no norte do país que perderam filhos recém-nascidos.
 Me proporcionou tristeza ao me tirar da bancada do programa, e, agora, do programa em si. Faz  parte! O 'Custe o Que Custar' foi um grandessíssimo divisor de águas pra mim. Não teria como ser diferente.
 O saldo é positivo. Ri mais do que chorei. Ri muito. Ri de perder o fôlego inúmeras vezes em que saíamos na van do Apolo e o bullying corria solto, comigo e com todo mundo.
 Então agradeço ao Diego Barredo, o primeiro diretor do programa. Um cara que viu meu vídeo de stand-up enquanto ainda fazia o casting lá na Argentina pela internet e me chamou pra fazer testes pro programa. Pra toda a equipe, aos que foram, aos que ainda estão e aos que continuarão. Ao Gonzalo Marcó, que me proporcionou grande parte das matérias que eu fiz nesse período todo, aos repórteres que se foram e que ficaram, aos fãs que gostam de mim e me seguem (agradeço, apesar de questionar esse mal gosto de vocês).
 Aos jornalistas, blogueiros e colunistas sedentos pra que eu cuspa no prato que eu comi, informo: não tenho nada em vista. Nenhum projeto, nenhum convite, nenhuma emissora interessada. Só me restou a sarjeta. Já pensei sobre isso e tive uma importante decisão: rasparei a cabeça, chamarei um ex-aluno meu, comprarei um trailer, fabricarei metanfetamina com 96% de pureza, exterminarei o cartel e morrerei rindo.
 E que venha o futuro!"
  Fonte: MSN

terça-feira, 25 de novembro de 2014

A maior curva do Rio Parnaíba é em Miguel Alves

miguel alves ponto de cultura

            Foto: Richarle Tuira                 
                                                                 Turismo
  O poeta Domingos Martins Fonseca, filho dessa terra, falou em uma das suas canções que a maior curva do rio Parnaíba é em Miguel Alves.
    Apesar da localização ás margens do Rio Parnaíba, o município de Miguel Alves, conta com um ponto turístico à prainha ao finais de semana às famílias miguelalvenses costumam frequentar é uma nova opção de lazer na cidade
  Com músicas ao vivo com apresentações de bandas locais. Além disso, o município apresentam pontos turísticos como: Barragem de Flores, da Lembrança Barragem de Matães com passagem molhada, Monumento ao Cristo Redentor , Gruta de Nossa do Pertupétuo Socorro, a igreja de São Miguel Arcanjo, e o Ginásio Poliesportivo Chico Noca.
Edição: Richarle Tuira

  Maiores informações: Fale comigo.E-mail:richarleTuira@hotmail.com

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Amazônia: Conservação da Diodiversidade e Comunidade

Diversos encontros internacionais sobre a conservação da biodiversidade fazem crer que o assunto realmente está em alta nas discussões intergovernamentais. No entanto, os relatórios da ONU denunciam que continuamos perdendo rapidamente grande parte da biodiversidade do Planeta, mostrando que algo está errado no processo da tentativa de frear a destruição da vida. Precisamos então, mudar a estratégia.
  Ribeirinhos da Amazônia estudando animais ameaçados de extinção @ Bruno Maia
  Apesar de já aceitarmos o fato de que não somos os donos da Terra, ainda não consideramos os ciclos da natureza e os ensinamentos de quem está mais envolvido com ela do que nós. Nos grandes centros urbanos do mundo vivemos em um ciclo de consumismo que nos impede de entender o ciclo natural da vida. Entretanto, algumas comunidades ainda vivem em contato mais íntimo com o que entendemos por natureza. Eles tocam mais na terra e se comunicam mais com a fauna e flora do que nós. Mesmo assim, insistimos em rotular essas pessoas como pobres miseráveis por não possuírem os mesmos bens que nós. Diante deles, nos sentimos seres superiores, enquanto deveríamos aprender e valorizar a existência dessas comunidades na Terra, afinal, suas atividades causam muito menos impacto na biodiversidade do que as nossas. Estão mais próximos das entranhas do terreno, das espécies ameaçadas, das plantas que curam, dos rios ainda limpos, das florestas sem concreto. Estão por aqui muito antes de chegarmos e, certamente, mais acostumados a se adaptar, pois já fazem isso há milhares de anos. Pesca artesanal na Floresta Nacional do Tapajós.
 @ Bruno Maia
Canoa "Natureza Viva" de Jamaraquá, Flora do Tapajós, Amazônia
                                                 @ Bruno Maia
Portanto, a sugestão de valorizar as comunidades tradicionais para evitar a perda da biodiversidade poderia ser transformada em um “Programa para Desacelerar o Crescimento Degenerativo” . Afinal, nos últimos anos os programas desenvolvimentistas para acelerar o crescimento não levaram em conta que perdemos o freio, estamos desgovernados, atropelando fauna, flora, paisagens e culturas. Por que não abandonamos este sistema de desenvolvimento ultrapassado e passamos o comando para quem realmente entende do assunto?
  Fonte: Natureza fotos.org

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

R$ 6 milhões serão devolvidos ao Governo Federal por falta de projetos na área cultural

 Recursos que deveriam ser aplicados em pontos de cultura no Estado do Piauí deverão ser devolvidos ao Governo Federal. Isso se dá pela falta de Projetos na área para serem aplicados os recursos.
  Horlene Moreira, Coordenadora do Ponto de Cultura de Campo Maior, já esteve na Fundação Cultural do Piauí na tentativa de resolver esse problema, porém não obteve sucesso. “Existem 80 pontos de cultura no Estado do Piauí e há um grande risco de serem fechados.     Porque tem R$ 6 milhões nos cofres públicos, captados do Ministério da Cultura disponíveis para uso. O que sabemos é que falta uma assinatura do Governador, a informação é que esse documento está com a Assessoria dele. A Fundac disse que foi feito o encaminhamento para o Palácio, onde encontra-se desde o dia 04 de novembro, foi encaminhado dia 20 de outubro.    Então esse tempo todo esperando uma assinatura para que esse dinheiro não seja devolvido e sejam fechado os pontos de cultura do Estado. Cada ponto receberia R$ 180 mil, divididos em três parcelas de R$ 60 mil. Alguns pontos de cultura já receberam as duas primeiras parcelas e o restante do recurso depende dessa assinatura. Se não for feito esse pedido de prorrogação para o Ministério da Cultura, será devolvido todo o recurso, incluindo os que já foram recebidos, gastos e prestado contas”, declarou Horlene Moreira. Se até dia 24 de novembro for encaminhado o documento ao Ministério da Cultura o recurso será utilizado no Piauí.
  Fonte: Portal Meio Norte

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

DRAMA DE UM RIO

Richarle Tuira
                                                      Foto: Richarle Tuira
O Rio parnaíba o segundo maior rio do nordeste nascer na chapada das Magueiras na divisa dos estados,da Bahia,Tocantins,Piauí e Maranhão vem rolando suas águas numa extensão de 1.450 km. Até desembocar no Oceano Atlântico na cidade de Parnaíba.
Separa o Piauí do Maranhão,deixando muitas cidades ribeirinhos para trás,como por exemplo: Santa Filomena,Uruçuí, Benedito Leite,Guadalupe,Floriano,Amarante,São Francisco,Palmeirais,Parnarama,Teresina,Timon,União,Duque Bacelar,Miguel Alves,Porto e Luzilândia.
Richarle Tuira
  O velho monge que no passado foi palco dos vapores a lenha,das barcas vindas de Parnaíba,trazendo no porão,sal em pedra,rapadura,pote de barro outros tipos de mercadorias para serem vendidas aos habitantes ribeirinhos.
  O Rio Parnaíba que já foi da balsa do talo de buriti,da pororoca,perincipalmente nos meses de março e abril,roncando que nem leão dando sinal de valentia,meu rio de tanta riqueza ,meu rio tão belo teus encantos que já foram tantos hoje nem encantam mais.
  Parnaíba meu velho monge tenho pena de você,te vejo quase morrendo sem ter ninguém pra socorrer tua força chegando ao fim teus peixes extintos pra tristeza do Martim,teus afluentes estão secando o Rio Poty é o principal se todos chegarem ao fim também será o teu final.
  As dunas que vejo dentro de ti já causam grande preocupação estão matando o maior rio da região.
  Miguel Alves-PI,19 de janeiro de 2007.
  Autor: Nonato Viana
  Fotos: Richarle Tuira
  E-mailricharletuira@hotmail.com

sábado, 15 de novembro de 2014

Eleição da Câmara Municipal de Miguel Alves


 O vereador Fabio Meneses, do partido do PSDB, ele,é um dos candidato que irá disputar a eleição da Presidência da Câmara Municipal de vereadores, no dia 14 de dezembro do corrente ano.
  O palamentar está confiante que será eleito, pois o mesmo procurou este blogueiro: RicharleTuira, para falar um pouco do seu trabalho desenvolvido naquela casa, relatou que vai continuar trabalhando em prol do povo.
  Edição: Richarle Tuira

Ministério Público entra com ação para exigir criação da Delegacia Ambiental

  O Ministério Público ingressou com uma ação civil pública com pedido de antecipação de tutela contra o Estado do Piauí, com o objetivo de criar e instalar a Delegacia de Repressão aos Crimes Ambientais e Proteção aos Animais com atuação em Teresina e região metropolitana.
  A ação foi assinada pela 24ª Promotoria de Justiça de Teresina, com atuação na seara ambiental, e a 44ª Promotoria de Justiça de Teresina, que desempenha funções em feitos que envolvam a Fazenda Pública, auxiliadas pelo Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAODMA). 
  Na ação, os promotores pedem ainda que delegado, agentes de polícia e peritos tenham especialização em áreas ambientais e afins e que tenham como atribuição o exercício de medidas necessárias para investigação e apuração de infrações penais lesivas ao meio ambiente como: Medicina Veterinária, Engenharia Florestal e Civil, Agronomia, Arqueologia, Biologia, Zootecnia e outras. A outra exigência é dispor de área específica para o acondicionamento seguro e adequado dos animais, produtos e subprodutos da fauna e flora, instrumentos, petrechos, equipamentos ou veículos de qualquer natureza apreendidos.
  A ação se deu após constatação de que a Polícia Civil do Estado do Piauí não tem apresentado a mesma preocupação e atuação na defesa do meio ambiente como tem tido os órgãos administrativos ambientais, já que, segundo informação repassada pela Delegacia Geral da Polícia Civil do Estado do Piauí, no ano de 2013 somente foram instaurados/lavrados 19 Inquéritos Policiais e 35 Termos Circunstanciados de Ocorrência, em uma clara revelação do descompasso da atuação da Polícia Civil em relação ao volume de ocorrências de desrespeito à legislação ambiental no Estado do Piauí, que certamente supera em muito os crimes investigados.
O Ministério Público já havia realizado reuniões e expedido recomendação para o governo do Estado para a criação e instalação da delegacia especializada, porém não obteve sucesso. 
  Fonte: Da redação
              redacao@cidadeverde.com

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

CONVITE OFÍCIO CONSELHO TUTELAR


 Ofício s/n 2014
                                                                                 Miguel Alves(PI), 05 de novembro de 2014.
ILMO,Sr (a)

 Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente de Miguel Alves-PI, tem a honra de cumprimenta-lo ao tempo que vem respeitosamente  através deste ofício convidar você para participar no dia 18 do mês de novembro do ano em curso ás 8:00 horas da manhã a 1º MAIS (Movimento Aberto de Integração Social) , onde estará reunido represente dos três poderes, instituições religiosas, comerciantes, e sociedade em geral, na tentativa de minimizar a violência de forma geral entre crianças e adolescentes por conta das drogas, violência sexual, mídia entre outras formas de violação dos direitos da criança e do adolescente,


          Desde já contamos com a sua participação.
  Local: Ginásio Poliesportivo do Cecilia Lacerda
  Miguel Alves-PI

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Cantor e Compositor Sabino Show

 Sabino Show, Grande compositor do Baixo Parnaíba, começou a sua careira artística ainda menino na zona rural de Miguel Alves-PI.
  O seu primeiro instrumento musical foi uma guitarra, de madeira feita por ele mesmo, pois os seus pais não tinham condição financeira de colocar ele em alguma escolar de música naquela época, as coisas eram muito difíceis para sua família tão humilde seu pai era lavrador e sua mãe dona de casa.
  Sabino Show foi crescendo com aquele dom de ser artista, ele teve a oportunidade de mostrar o seu trabalho para os seus fãs nas festas nas qual o mesmo tocava na zona rural.
  O maestro da Banda de Música Santa Cecilia, de Miguel Alves, soube da notícia que tinha um tocador na região que tocava guitarra, pois o mesmo se interessou pelo jovem artista da terra conhecido por Sabino Show, daí começou a ter aulas de músicas, o maestro na época gostou muito dele então o mesmo resolveu ensinar o seu aluno, a tocar os seis tipos de instrumentos musicais, por exemplo: Guitarra, Contrabaixo, Violão, Acordeom, Bateria, e teclado.
  Hoje Sabino Show, é uma referência para todos os artistas da região, que querem ingressar no universo da música.
  Chegou a ter um Grupo Musical, por nome Trio Dourado, a música que fez muito sucesso foi Amor de Menina Nova.
  Atualmente o nosso Pop Star Sabino Show, tocar nos bares, nas feiras livre, nas festas, nos Shows.
Esse artista é um exemplo vivo para todos que admiram o seu talento é um gênio  na composição musical.
                       
                           Edição e imagem : Richarle Tuira
                           Maiores informações falar comigo
                           E- mail: richarletuira@hotmail.com


quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Rio Parnaíba: O Velho Monge Agoniza



  A história das civilizações está sempre ligada à vida a beira de algum rio: o Tigre e Eufrates, na Mesopotâmia; o Ganges e Indo, na Índia; o Nilo, no Egito; o Mississipi e Colorado, nos Estados Unidos. No caso do Nilo, sua importância era tão vital para os egípcios, que se dizia ser o “Egito uma dádiva do Nilo”. Embora o Piauí também seja uma dádiva de um rio e dos seus afluentes - o Parnaíba, o piauiense não dá importância para essa fonte de vida. Segundo especialistas, o rio não viverá mais do que trinta anos, se nada for feito em prol da sua preservação.

  Para os índios, os nossos rios eram fontes de alimentação e o seu principal motivo de lazer. A história da colonização do Piauí começa com a chegada de sertanistas atraídos pela perenidade do Parnaíba, com a intenção de desenvolver a pecuária, uma vez que, o litoral e as zonas mais próximas se destinavam a cultura da cana-de-açúcar, atividade que não combinava com o boi solto. No Piauí, seus campos de capim mimoso facilitaram essa cultura, e assim, a capitania se tornou o criatório de gado bovino, abastecendo o Brasil-Colônia e a Metrópole, de couro e carne, e de animais de tração. O boi era de pequeno porte e dotado de cornos desenvolvidos chamado piauí. Fazer piauí, na linguagem dos vaqueiros, era levantar e torcer o sabugo da cauda de um boi, para derrubá-lo ou encostá-lo ao mourão, a fim de ser facilmente ferrado. O Piauí se fez pela criação de gado, e a criação de gado, se fez pelo rio Parnaíba e seus afluentes.


  Apesar de ser um rio federal, o Parnaíba é um rio quase que piauiense, pois tem 75% de sua bacia hidrográfica no Piauí, ocupando 99,39% da área do estado. A maioria dos seus afluentes está em terras piauienses. Já no século XVIII, muitos percebiam a importância econômica do rio Parnaíba. Em 1814, Baltazar de Sousa Botelho de Vasconcelos foi o primeiro governante a subir este rio. De viagem a Oeiras, onde assumiria como governador, percebeu o isolamento da capital, e propôs a mudança da sede do governo do Piauí, para as margens do Parnaíba. Em 1844, o então presidente da província, Zacarias de Góis e Vasconcelos, em assembléia, deu início à idéia da navegação do rio Parnaíba, considerando como “a necessidade mais urgente do Piauí”. Com a criação da Companhia de Navegação do Rio Parnaíba, constituída em 1858, o Piauí se tornou grande exportador de produtos vindos do extrativismo, e chegou a ocupar o 7º lugar entre os estados brasileiros em valor de exportação. Até a primeira metade do século XX, o rio foi a nossa estrada líquida, que promoveu, principalmente, o desenvolvimento das cidades ribeirinhas, com destaque para a cidade de Parnaíba, entreposto de exportação e importação.


  Mesmo com a sua importância histórica, sendo fonte de vida para piauienses, maranhenses e por muitas vezes, salva vidas nas secas do Nordeste, o rio Parnaíba vem, há muito, sendo desprezado. O primeiro golpe veio com a desativação dos órgãos que cuidavam do rio, como a Companhia de Portos, Rios e Canais, e DNPVN – Departamento Nacional de Portos e Vias Navegáveis. O segundo golpe veio com a barragem de Boa Esperança. Ao contrário do que seu nome sugere, este barramento do rio, que deu origem a Usina Hidrelétrica Marechal Castelo Branco. Inaugurada em 1970, foi outro duro golpe para o Velho Monge. O projeto não respeitou o Código das Águas, de 1934, que estabelece que o barramento projetado para aproveitamento da energia hidráulica deve satisfazer também as exigências de navegação, irrigação, conservação, livre circulação de peixes, perenização do rio e proteção contra inundações. A barragem de Boa Esperança seccionou o rio, para os peixes e barcos, comprometendo toda sua preservação. Não tem se quer, escada de peixe, nem eclusa. Para essas correções, a bacia do Parnaíba não pode continuar sendo objeto-penduricalho da CODEVASF, tem que ter a sua própria companhia.


  Assim, com a contribuição do homem, com os desmatamentos, queimadas, destruição da mata ciliar, poluição pelos esgotos, assoreamento, o rio agoniza e clama por socorro. Com o assoreamento do leito do rio, o Parnaíba, onde o índio pescava com a mão, deixou de ser um rio piscoso. Nem a sua principal área de preservação não é respeitada, pois o Parque Nacional das Nascentes do Rio Parnaíba, com mais de 700 mil hectares, ainda não está instalado, está apenas criado no papel, desde 2002. A área das nascentes é o berço do maior rio genuinamente nordestino, um patrimônio brasileiro protegido pelo Código Penal. No Parque das Nascentes, estão os riachos formadores do Parnaíba, como o Água Quente, Surubim, Lontras, Uruçuí Vermelho e Parnaibinha.


  Mesmo estando bem representado nas Armas do Piauí, hino, brasão e bandeira, o rio Parnaíba não tem a atenção, dos piauienses e dos brasileiros, para o pedido de socorro que o Nilo Piauiense pede. Além de fonte de vida, ele poderia ser a nossa redenção econômica, através da navegação, da irrigação, da piscicultura, do turismo, e de outras atividades. O rio Parnaíba ainda é a principal justificativa para a conclusão do tão sonhado porto de Luís Correia, através da produção de alimentos e com a restauração da sua navegabilidade. Como o rio Mississipi, nos Estados Unidos, onde se escoa grande produção de grãos, o rio Parnaíba pode deixar os nossos produtos competitivos, transportados por um custo módico, através de barcaças.


  Apesar de estarmos sobre um aqüífero, o Piauí deve ter compromisso com os nossos mananciais, com as futuras gerações. Lembrar que a água doce e potável é um bem finito, e já é objeto de grandes debates internacionais. O Piauí deve se juntar ao Brasil e ao Mundo em busca de soluções, das mais avançadas tecnologicamente, para preservar esse patrimônio da humanidade. A água abundante e pura é o sangue da Terra. Salvemos, então, a nossa fonte de vida – o rio Parnaíba!


  A Constituição Federal, no Capítulo VI, Art. 225, Inciso VI:


  “Cabe ao Poder Público promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para preservação do meio ambiente”; ao “Poder Público e a coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”.


  Como preservar o Rio:


  É fácil, apenas é necessário desenvolver sua educação ambiental:


  Não faça queimadas; não jogue lixo nas margens dos rios;

  Não desmate as margens dos rios, riachos e córregos;
  Não lance dejetos, animais mortos no leito dos rios;
  Seja um defensor dos rios e avise as autoridades competentes que o rio está sendo maltratado.

  Informações / Alertas:

  IBAMA - linha Verde
  0800 61 8080
  linhaverde@ibama.com.br
 www.ibama.gov.br

 Diderot Mavignier 

  Fonte: http://www.acesso343.com.br/2008/09/rio-parnaba-o-velho-monge-agoniza.html

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Top piauiense Lais Ribeiro é a exclusiva da Versace para Riachuelo no SPFW

 Após desembarcar no Brasil  no início de outubro para desfilar durante o Elle Fashion Preview para a Ellus – grife que foi garota-propaganda na última temporada ao lado do galã Cauã Reymond -, Lais Ribeiro faz nova passagem relâmpago pelo País durante o São Paulo Fashion Week para cruzar a passarela da coleção especial que a Versace lança em parceria com a rede varejista brasileira Riachuelo. A apresentação acontece na quinta-feira (06), às 21h, no Parque do Ibirapuera.
  A passagem da angel por aqui será rápida. Ela chega na capital paulista na manhã da quinta-feira e deve voltar para Nova York, onde mora, logo em seguida, já que está envolvida com as provas de roupa para o grande show anual da Victoria’s Secret, que acontece no início de dezembro, em Londres, na Inglaterra.
  O desfile da Versace para a Riachuelo é um dos grandes acontecimentos da temporada de moda nacional. Todo o lançamento será acompanhado por ninguém menos que Donatella Versace, diretora criativa e herdeira da grife italiana. Ela chegou em São Paulo na manhã desta terça-feira (04) e promete ver de perto o desenrolar de sua parceria com a moda brasileira.
  A campanha da coleção foi estrelada por Adriana Lima. A angel não virá ao País para o SPFW, mas será muito bem representada na passarela pela piauiense Lais Ribeiro.
   Fonte: Com inf. de Terra Brasil

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Ponte sobre o rio Parnaíba em Miguel Alves – uma grande ideia.


 Houve um tempo que se dizia que Miguel Alves era fim de linha. Só ia lá quem tinha negócio a tratar. Quem assim falava não estava criticando a Terra do Arcanjo não. Estava simplesmente falando a verdade, porque a PI 112 tinha asfalto só até União. As estradas ligando Miguel Alves a Porto, Nossa Senhora dos Remédios e Barras praticamente não existiam. A travessia para o estado do Maranhão era através de canoas, barcos e de um solitário pontão que ficava lá na Chibança, onde os carros atravessavam para Pimenteiras/Coelho Neto. Hoje a travessia para o Maranhão  está mais rápida, apesar de continuar sendo feita por pontão.
  
 A situação melhorou muito. Hoje, além da PI 112 está totalmente asfaltada, os acessos para os demais municípios da região estão mais fáceis. De Miguel Alves para Porto, por exemplo, o asfalto já é uma realidade. Já tem até ônibus da Translopes  fazendo linha. E não tarda chegar o asfalto de Miguel Alves a Barras.
Mas a travessia para o Maranhão vai continuar sendo feita pelo pontão? Tá na hora da classe política de Miguel Alves e a população começarem um movimento em prol da construção de uma ponte sobre o rio Parnaíba, ligando Miguel Alves a Duque Bacelar-MA. trata-se de uma obra que seria a porta de entrada para o vizinho estado do Maranhão, além de se criar uma nova rota turística para os Lençóis Maranhenses.
  Reconhecemos que não será uma conquista fácil, mas é preciso lutar e reivindicar  do governo do estado, cobrar empenho dos deputados estaduais e federais, bem como dos senadores que sempre foram muito bem votados no município, no sentido de conseguir viabilizar essa obra que será de fundamental importância para o desenvolvimento, não só de Miguel Alves, mas de toda região.
Está na hora do povo de Miguel Alves começar a cobrar a construção dessa ponte. Só lembrando que os irmãos deputados, Themístocles Sampaio e Marlos Sampaio já anunciaram que vão lutar pela construção de mais uma ponte sobre o rio Parnaíba no município de União. Então, não podemos dormir no ponto.
Fica a ideia. Que ela seja abraçada por todos aqueles que querem ver Miguel Alves crescer. Só lembrando a deputada Regiane Dias, e o deputado Cicero de Malhães, foram bem votado aqui em Miguel Alves, e nunca trouseram nada para o nosso município.
 Blog: do Assis Dutra

sábado, 1 de novembro de 2014

A igreja de Cupins Está Abandonada

   Há dois dias atrás publiquei um artigo com o título: Uma viagem pela zona rural de Miguel Alves. A região visitada foi a de Cupins, distante a uns 54 km da sede do município. No artigo destaquei os casarões de Cupins, dentre eles a Igreja, um patrimônio cultural do nosso município que infelizmente está em ruína.
Hoje recebi um e-mail do professor Orlando Torres Filho, um miguel-alvense de alto prumo intelectual radicado no Rio de janeiro, no qual manifestou toda sua indignação ao ler o artigo e ver as fotos da igreja de Cupins, em estado deplorável.
Confira o texto do professor Orlando enviado nesta quarta-feira, 19:
“Assis:
   Sinceramente, não consigo entender por que deixaram chegar a uma situação tão constrangedora um monumento da envergadura como o da igreja de Cupins. As imagens por si sozinhas chocam, assustam, envergonham. E o que é pior: denunciam que em Cupins parece não haver ninguém que entenda que o velho templo católico representa um patrimônio cultural de valor inestimável, e no rol dos que têm uma boa parcela de culpa pelo vergonhoso descaso podemos envolver, sem dúvida, tanto o filho do seu Eudóxio como os membros da associação de moradores local.
  Quanto à possibilidade de recuperação do bem em ruínas, com certeza existem verbas, sim,  no orçamento da União,  para esse tipo de despesas, bastando para isso que sejam envolvidas pessoas como o prefeito do município, no caso a Salete que vai assumir agora, e os deputados que têm recebido votos na região e com a qual tenham mesmo alguma afinidade. Em razão disso, sugiro, então, que procures a Salete, uma católica praticante e membro de uma família reconhecida pelo apoio que sempre deu a tudo que estivesse ligado à Igreja, com o objetivo de conscientizá-la da necessidade de recuperar um bem que é parte da história de Cupins. É que só  assim a população atual e as vindouras da referida localidade terão a garantia de venerar o passado pela conservação de um “palco” onde, ao longo de algumas décadas,  ocorreram festividades religiosas marcantes não apenas para os cupinenses, mas também para toda uma população adjacente, que comparecia em massa, nos períodos de festejos, para batizar seus filhos, para se casar, enfim, para reverenciar o santo de sua devoção. Sugerido isso, peço a Deus que tenhas sucesso nessa tua empreitada cultural, pois do contrário em pouco tempo a monumental estrutura de cunho religioso de Cupins terá o mesmo fim que teve outro esplendoroso bem cultural de Miguel Alves: o velho casarão do Olho d’Água dos Azevedos, para cuja construção, como sabemos,  foi utilizada tão somente mão de obra escrava. Que bem valioso perdemos, que edificação histórica se foi, e como outra de  valor cultural tão importante também caminha, a passos largos, para o mesmo fim, caso não se tomem as devidas providências logo!”
  Tudo que foi dito pelo professor Orlando Torres Filho é a mais pura verdade, pois infelizmente em nossa cidade prospera a triste mania de não zelar pelas coisas valiosas do município. E temos muitos exemplos a serem dados. O casa grande da família Sousa Mendes no Centro do Desígnio, a casa grande do São José dos Monteiros, onde morou por muito tempo o Sr. José Eulálio. Os casarões de Santa Julia (A casa de marada, a casa do engenho, a loja, os armazéns, a república, a casa dos tonéis, que foram os  primeiros a serem destruídos ainda nos meados dos anos 70, pelo grupo que comprou aquela grande fazenda que pertencia ao grupo GECOSA, e onde morou o ex-deputado federal Ezequias Costa.
  Espero que um dia alguém de suma importância no contexto político do nosso amado torrão compreenda as minhas preocupações e resolva cuidar bem da nossa terra, não apenas edificando novos prédios, mas preservando os que ainda resistem às investidas do tempo.
    Fonte: Portal Acesse: Miguel Alves
    Matéria reproduzida. A mesma foi publicada em 20 de março de 2013.
    
   

CANTOR JOÃO CORAGEM LANÇARÁ SEU PRIMEIRO DVD AO VIVO NA CIDADE DE MIGUEL ALVES, SUA CIDADE NATAL

O cantor miguelalvense João Batista Sousa Cardoso, conhecido popularmente como João Coragem  estará lançando o seu primeiro DVD ao vivo a partir das 21 h  no dia 20 de dezembro de 2014 no Caldos e Caldos Bar, localizado na Rua Mariano Mendes em frente à Praça José Rego, no centro da cidade de Miguel Alves.
  Mesmo com toda uma trajetória de dificuldades carregada de muitos sofrimentos conseguiu com muita luta,fé  e ajuda de amigos  através de tratamentos  sua plena recuperação em que era vítima do alcoolismo e discriminação.
  Depois de aceitar e cumprir  todo o tratamento psiquiátrico e voltar as atividades profissionais, vem conquistando a cada dia a aceitação da sociedade e recebendo convites para sua participação em vários eventos, onde tem como dom cantar e tocar teclados nos diversos ritmos e músicas  em serestas, regae, MPB, forró, bem como toca violão  musicas nacionais e internacionais.
  Graças ao seu trabalho, João Coragem  já conseguiu comprar um teclado e violão, sendo que atualmente já vem pagando sua Previdência Social, pela atividade profissional  exercida.
  O cantor miguelalvense João Coragem tem como empresário o amigo Sebastião Sales que muito tem o incentivado, contribuindo com sua volta artística no mundo da música, tendo o acolhido em sua residência com apoio moral,profissional e assim como em seu tratamento médico.
  Contatos para shows com o cantor João Coragem em diversos eventos:(86) 9950-5075(Tião Sales)
  Fonte: Portal Miguel Alves