segunda-feira, 30 de novembro de 2015

ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DE MIGUEL ALVES – NOVA DENUNCIA

A eleição para o Conselho Tutelar de Miguel Alves tem rendido muita confusão. Uma candidata foi impugnada pela Comissão Eleitoral por pratica ilícita no dia da eleição. O Parecer da Comissão Cabe recurso junto CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A presidente do CMDCA, Séfora Batista, através de oficio, tornou público que os candidatos que se sentissem lesados com o resultado teriam 2 dias para interpor recursos Junto ao Conselho, portanto, de 20/11 a 23/11, considerando os dias úteis, sexta-feira, 20 e segunda-feira, 23.
O Blog recebeu um depoimento de uma pessoa que está acompanhando todo esse processo. A pessoa pediu que seu nome não fosse revelado na matéria temendo retaliações. Cabe-nos atender o seu pedido, mas salientamos que o depoimento que temos pela denunciante. Veja o depoimento: enviado nesta quarta-feira, 25/11:
“Boa tarde…
O prazo para a candidata ao conselho tutelar Maura Ferreira Neta para recorrer ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da decisão da Comissão Eleitoral encerrou ontem.
Eu não sei o que aconteceu, mas ela perdeu o prazo, acho que se atrapalhou, enfim, não entrou com nenhum recurso até ontem, prazo máximo para recorrer.
Ela deveria ter  entregue o recurso para a Séfora ou ao José Pereira que são respectivamente presidente e vice do CMDCA. Ontem eles não receberam nada, inclusive foi informado a promotora que não houve recurso. Também o José Pereira para se certificar de que ela poderia ter erroneamente entregue isso a alguém da Secretaria de Assistência Social ou a outro membro do conselho, entrou em contato e ninguém recebeu nada. Só que hoje pela manhã cedo a Maura foi até o Juvenal ( agente de saúde e membro do CMDCA) e ela assinou o documento como recebido segunda-feira, dentro do prazo.
Depois disso ele foi a casa do Zé Pereira e como o Zé não estava em casa, ele deixou lá na casa dele com a mulher dele, dizendo que recebeu segunda-feira. 
A promotora já foi informada e disse que sabe que ele recebeu hoje e não segunda-feira. E que vai tomar as providências cabíveis e que o Juvenal vai arcar com as consequências de ter mentido.
Não tem nem lógica ele dizer que recebeu segunda-feira e morando perto do Zé Pereira ir deixar somente hoje na casa dele. Ele disse que estava procurando a Séfora para entregar a ela, mas todo mundo sabe que ele a só chega quarta-feira meio-dia. Se ele esperou até hoje de manhã por ela porque não esperou logo até meio-dia? Ele está mentindo e muito pressionado a confirmar essa versão. Peço que por favor nos ajude a combater quem  que está querendo passar por cima de tudo e de todos, inclusive das leis.”
E mais outra denuncia:
“A funcionária Socorro Xavier é concursada como cozinheira do Hospital Pedro Vasconcelos e estava desde o início da gestão da Salete como diretora do CREAS. Só que eles acham que ela nos passava informações sobre o andamento do processo de cassação da Maura, acreditam inclusive que foi ela quem nos avisou sobre o Adauto ter ido num final de semana na casa dela Socorro pedir para vim abrir o CREAS para ele pegar os processos e levar para a casa do De Deus. Eu soube disse para a promotora e eles foram devolver imediatamente os papéis. Eles achando que era ela que nos informava, agora quando ela voltar das férias, eles vão mandar ela para o hospital.”
Versão do CMDCA:
Para fazer um contraponto, procurei o CMDCA. Falei com o vice-presidente José Pereira que prontamente nos repassou informações que batem perfeitamente com as da denunciante. Zé Pereira relatou que:
  1. no dia 23, já a noite, ligou para a presidente do CMDCA, Séfora Xavier  e pra outros conselheiros e foi informado de que não receberam nenhum recurso;
  2. para surpresa dele (Zé Pereira), ao chegar em casa quarta-feira, 25/11, por volta das 11:00h tinha um recurso entregue pelo conselheiro Juvenal à sua esposa, datado de segunda-feira, 23/11. Ele então assinou e datou o documento para confirmar o seu recebimento;
  3. o vice-presidente do CMDCA questiona o fato do conselheiro Juvenal estar com este documento desde segunda-feira, 23, e só ter deixado na sua residência após o prazo, ou seja, no dia 25/11, quando deveria ter  entregue no mesmo dia (23/11). 
O CMDCA vai aceitar o recurso?
Zé Pereira disse que o Conselho pode decidir pelo não recebimento alegando problemas de data. Mas isso só será discutido  em reunião do Conselho a ser marcada pela presidência.
Quando será o julgamento?
O CMDCA tem até o dia 1º de dezembro, terça-feira, para se reunir e julgar o recurso interposto pela reclamante Maura Ferreira Neta.
  Quem são os membros do CMDCA?
 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente está assim constituído:
Presidente: Séfora Xavier Baptista;  vice-presidente: José Pereira; membros: Edissandra – representante do poder público municipal; Juvenal – representante da Associação dos agente Comunitários de Saúde e Luis – representante da Pastoral da Criança.
Espera-se que o Conselho faça um julgamento sereno e justo, por mais que ecoe no ar rumores de que esteja havendo influência de natureza política, diga-se de passagem uma influência descabida e porque ser conselheira não é um cargo político, mas sim uma missão nobre que o cidadão abraça para servir a sociedade, sobre tudo a causa da criança e do adolescente. Vamos aguardar o resultado do Julgamento, na expectativa de que o princípio da legalidade prevaleça.
Fonte: blog do Assis Dutra

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Moradores sofrem com a falta de água no Assetamento Jenipapeiro da Mata município de Miguel Alves

  
 A comunidade Jenipapeiro da  Mata, fica há 20 km de Miguel Alves, o povo está sofrendo com falta d´água, para beber, cozinha, pois os moradores caminham 2 km, para encontrar água, é uma luta de todos os moradores acordam 3 horas da manhã, para conseguir água.
  O assentamento foi construindo com o apoio da Associação de Moradores do Jenipapeiro da Mata, em parceria com o Incra, em 2013, há 12 anos, as famílias sofre com falta de água, são cem famílias, o Incra, enviou representante para medir a área diversas vezes para perfurar o poço tubular para atender as nescidades do povo que está sofrendo há muito tempo sem água, nada foi feito até para resolver o problema.
Os moradores vão lavar roupa, em Miguel Alves, a comunidade clamar por melhorias tem muitas crianças e idosos, são os que sofre mais com calor e com sede.
O blogueiro Richarle Tuira, foi ver de perto o sofrimento dos moradores da localidade Jenipapeiro da Mata, com o apoio do blog: Miguel Alves Ponto de Cultura, foi feito um registro da situação que as pessoas estão passado sem água, para beber, para cozinha, as criações de galinhas, de gado estão morrendo por falta de água, na região.
   Edição e fotos: Riharle Tuira
   E-mail: richarletuira@hotmail.com
   Assista o vídeo abaixo!


terça-feira, 24 de novembro de 2015

Quebradeiras de Coco lançarão campanha "Babaçu Livre" no Piauí



  A Associação do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu lançará, em 2016, uma campanha para aprovar a Lei Babaçu Livre no Estado. As quebradeiras de coco querem uma audiência com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), para discutir o projeto. 
 A Lei Babaçu Livre prevê que as quebradeiras de coco tenham livre acesso aos babaçuais, inclusive em propriedades privadas, e também proíbe a derrubada das plantas.
 "Já existe um projeto de lei no Tocantins e também em alguns municípios. O que queremos é que as quebradeiras possam entrar nessas propriedades sem precisar pedir para o dono, ou sem entrar escondido", explica a representante do movimento, Ariana Gomes da Silva.
 As quebradeiras de coco estão presentes em quatro Estados do Nordeste - Piauí, Tocantins, Pará e Maranhão. Elas somam mais de 300 mil mulheres. A atividade é passada de mãe para filha há gerações. No Piauí, as quebradeiras estão concentradas na região de Esperantina e São João do Arraial. 
 A monocultura de grande escala é uma das principais ameaças ao babaçu e às quebradeiras. A expansão de áreas de soja e eucalipto na região vem impedindo o acesso aos babaçuais, expulsando agricultores familiares e extrativistas, além de promover o desmatamento, queimadas e envenenamento das palmeiras. 
 Foi feito um mapa que destaca o papel fundamental do babaçu no modo de vida de mais de 300 mil mulheres que, organizadas no MIQCB. Elas buscam conservar a espécie e garantir renda para as famílias das comunidades rurais.
 Conforme as informações que constam no trabalho, o mapa denunciou que as quebradeiras de coco têm sido vítimas de ameaças de morte, instalação de cercas elétricas, perda e cercamento de fontes de água. 

  Fonte CIDADE VERDE

domingo, 22 de novembro de 2015

Sustentabilidade é a pauta do mundo


   O Planeta pedi socorro diversos encontros internacionais falam sobre a preservação da Biodiversidade fazem crer que o assunto realmente está na pauta das discussões intergovernamentais. Segundo, os relatórios da ONU denunciam que continuamos perdendo rapidamente grande parte da Biodiversidade, mostrando que algo está errado no processo de impedir o desmatamento das florestas e da destruição da vida, precisamos mudar a estratégia para evitar esses crimes contra a natureza.
  Falar de sustentabilidade é difícil, para as pessoas que não querem ouvir, falam que não gostam, tem dificuldade de pensar no futuro.
  A pauta do mundo hoje é essa, goste ou não. É a sustentabilidade do planeta, o equilíbrio com a natureza, sem agredir a flora, a fauna, que estão em extinção.
   Vivemos numa região do mundo muito boa e generosa com as nossas condições de vida. Para nós, humanos, para as plantas, e para os animais.
Então faça a sua parte não espere pelo próximo. A nova consciência começa agora: È trazer o futuro para o presente.
   Somos responsáveis pelas ações que fazermos de bom e de ruim na terra.   Cada um tem que fazer a sua parte para evitar as conseqüências do aquecimento global, a falta da água, a morte dos rios, das nascentes dos riachos, da flora, da fauna, que estão ameaçada de extinção no mundo inteiro.
   A preservação é a solução para diminuir os impactos ambientes no planeta.
   Edição:Richarle Tuira
   Maiores infomações: E-mail.richarletuira@hotmail.com

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Cidadãos miguelalvense pedem que conselho não acate o recurso

  Essa decisão da comissão eleitoral me dá mais certeza de que apesar de tudo, ainda podemos acreditar na justiça e na seriedade de algumas pessoas. Os membros da comissão precisaram ser muito sérios, corajosos e éticos para não cederem às pressões e ameaças que vinham sofrendo e que não foram poucas da parte de pessoas ligadas à prefeitura e que nada tinham a ver com esse processo.
  Realmente até agora eu me pergunto que compromisso tão grande foi esse que foi firmado entre essas pessoas e a candidata envolvida para que tenha tanto empenho assim em deixá-la em um cargo desse. Tentaram e ainda tentam descumprir descaradamente a lei.
  O Estatuto da Criança e do Adolescente no seu artigo 139, § 3º, a resolução 170/2014 do CONANDA, o edital do processo seletivo 01/2015 e o termo de compromisso assinado pelos candidatos um dia antes da eleição, todos deixam claro que o candidato que”doar, prometer ou oferecer vantagem de qualquer natureza, inclusive brinde de pequeno valor” deve ter seu registro de candidatura cassado.
   E tem provas mais que suficientes contra a candidata em questão, inclusive provas colhidas pelo Ministério Público, que foi quem primeiro a denunciou e pediu a cassação da candidatura, mas existe uma resistência tão grande por parte de vereadores, suplentes de vereador, secretários, enfim do poder público municipal em enxergar isso e deixar que os processos sejam analisados e julgados de forma clara, justa e respeitando a lei, que realmente fico muito curiosa em saber qual o motivo para tamanha interferência! Essa interferência pôde ser claramente vista inclusive agora dia 16 quando saiu o resultado da comissão eleitoral, a qual decidiu pela cassação da candidatura.
  Queridos leitores, se vocês vissem o tamanho da reunião que formou na sede da prefeitura, inclusive com a candidata e o marido dela, vocês também estariam se perguntado, assim como eu, o porque de todo esse alvoroço se a comissão simplesmente cumpriu a lei?
  Vocês que não estão acompanhando de perto talvez não saibam que até tirar os documentos referentes a esse processo do local de onde ele estava guardado foi tirado por uma pessoa assessor da prefeitura que na verdade nunca deveria se quer ter chegado perto de tais documentos! E assim tem acontecido esse caso atípico aqui no nosso município, a interferência direta de poderes que nada deveriam ter a ver com isso, pois se dizem muito sérios e honestos!
  Porque agem como se na nossa cidade não houvesse lei?
  O que existe por trás de tanto interesse? Se alguém souber, me esclareça por favor!
  O que espera-se agora é que o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente acate a decisão da Comissão Eleitoral e também cumpra a lei!
           Fonte: Do Facebook das redes sociais

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Atletas de Miguel Alves conquistam medalhas no Pan-Americano de Karatê-Dô em Natal

 
Quatro atletas miguelalvenses participaram da Copa Internacional e XVII Campeonato Pan-Americano de Karatê-Dô Tradicional entre os dias 6 e 8 de novembro, em Natal-RN.
Na Copa Internacional, Eliete Gomes ganhou medalha de prata na modalidade luta e medalha de bronze na modalidade kata, categoria de 22 a 44 anos.
  Ghustavo Cechela e Gyovanna Stephanny também conquistaram medalhas nas duas modalidades, nas categorias 12 a 13 anos e 14 a 15 anos, respectivamente. Já no Pan-   Americano, o atleta Robson Henrique Teixeira Sousa levou duas medalhas de bronze na categoria 16 a 17 anos.
  A prefeita de Miguel Alves, Salete Rêgo, recebeu das mãos dos senseis Nilton e José Humberto uma medalha de ouro como forma de agradecimento pelo incentivo à prática do esporte no município.
  Fonte 180 graus

Estrada Barras/Miguel Alves já está licitada, são mais de R$ 30 milhões de investimentos

Trecho da PI 110 - Após o bairro Pedrinhas na cidade de Barras
Finalmente saiu a licitação da estrada Barras à Miguel Alves a PI 110, a Construtora Sucesso foi a vencedora do certame. Ao todo serão 77,5 quilometros de pavimentação, o edital prevê que a obra esteja pronta até o dia 31 de dezembro de 2016. 
O Governo do Estado do Piauí está investido mais de R$ 30 milhões, a obra é considerada estruturante e vital para o desenvolvimento de toda a região.
                                                                  Extrato da licitação
               Fontehttp://www.agrandebarras.com.br/2015/11/estrada-barrasmiguel-alves-ja-esta.html

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Rio Parnaíba agoniza com poluição e assoreamento

Foto:Richarle Tuira
 Rio Parnaíba não aguenta mais ser tão maltratado. Em meio ao esgoto que transborda da cidade e o assoreamento, o rio fica cada vez mais raso e poluído. Tão raso que até as barcas que fazem o translado de uma margem para a outra estão tendo dificuldades para encontrar rotas de passeio. As coroas do rio também estão cada vez maiores, denunciando a problema.
As margens do rio, que por sinal também estão encobertas pelo lixo, abrigam uma dezena de pontos de despejo de água suja e esgoto. Os dejetos vêm das casas e repartições públicas, e mostram o quanto a malha de esgoto de Teresina é deficitária. Atualmente, segundo dados da Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa), apenas 17% da cidade tem o esgoto tratado.
Segundo o biólogo Jeremias Pereira da Silva, especialista em limnologia (estudo científico de extensões de água doce), o problema é sério. “Em relação a poluição por esgoto, que chamamos de poluição pontual, dependendo do que está sendo lançado, vai influenciar na qualidade da água. Pode ocorrer um acréscimo de nutrientes no rio, especialmente nitrogênio e fósforo”, afirma.
Ao contrário do que muitos pensam, a ausência de aguapés no Rio Parnaíba não quer dizer que o Rio Poti esteja mais poluído. Ambos estão em risco. “Como o Rio Parnaíba tem um curso de água maior, ele não acumula aguapés como o Rio Poti. Mas no esgoto também podem vir materiais perigosos, que podem ser nocivos tanto à saúde humana quanto à saúde dos organismos que vivem na água”, analisa o biólogo.
Jeremias explica ainda que grande parte dos sedimentos que se acumulam no Rio Parnaíba vêm de seus afluentes. “O assoreamento é causado, principalmente, pelo aporte de materiais dos afluentes, dos outros rios. Não adianta apenas recuperar as margens do Rio Parnaíba. Tem que recuperar também os dos principais afluentes, e de toda a bacia hidrográfica do Parnaíba”, avalia.
PESCA COMPROMETIDA
De acordo com Francisco José de Aquino, presidente do Sindicato dos Pescadores de Teresina, já não dá mais para pescar no trecho do Rio Parnaíba que corre por Teresina. “Nós não conseguimos mais pescar no Rio Parnaíba há muito tempo aqui em Teresina. O pescador tem que ir muito longe da cidade para buscar o pescado”, diz.
E enquanto a chuva não vem, a produção fica prejudicada. “Todo ano nesse período de seca prejudica muito. Primeiro porque o rio está muito seco e cheio de areia. Além de estar com muita poluição, o que atrapalha consideravelmente o nosso trabalho. A produção de peixe vem diminuindo muito por causa disso. O jeito é esperar pelas chuvas”, afirma o presidente.
PLANO DE PROTEÇÃO AOS RIOS
Para a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), que é a responsável pelo Rio Parnaíba, existem outras prioridades. “O Rio Parnaíba é o rio mais protegido que existe no Piauí. Existem rios no Estado que estão em situação pior, como o Rio Gurgueia, Rio Piauí, Rio Canindé, Rio Guaribas e Rio Itaim”, declara o secretário Ziza Carvalho.
Ziza garante que o Rio Parnaíba está no cronograma de atividades. “Nós iniciamos com o Rio Piauí, em São João do Piauí, fazendo as áreas de preservação permanente (APP), plantando 3.400 mudas. Levaremos isso a todas as cidades ribeirinhas que estão com os rios degradados. Vamos chegar ao Rio Parnaíba revitalizando as APPs, que são as margens dos rios”, afirma o secretário.
Sobre a poluição, que é consequência da falta de tratamento do esgoto, o secretário afirma que “não é competência nossa”. “Quanto ao assoreamento, temos o plano de revitalização da Bacia do Parnaíba, que é de competência do Governo Federal”, finaliza Ziza Carvalho.
 Veja as fotos!
    Fonte: http://jornal.meionorte.com/theresina/rio-parnaiba-agoniza-com-    poluicao-e-assoreamento-281149

terça-feira, 17 de novembro de 2015

COMISSÃO ELEITORAL IMPUGNA CANDIDATA ELEITA PARA O CONSELHO TUTELAR DE MIGUEL ALVES

A eleição do Conselho Tutelar de Miguel Alves, realizada no dia 04 de outubro deste ano foi marcada por denuncias de compra de votos contra algumas candidatas, fato que gerou pedidos de impugnação de eleitos junto à Comissão Eleitoral,  perpetrados pelos candidatos que se sentiram prejudicados e pela representante do Ministério Público.
Após receber seis  pedidos de impugnação e conceder amplo direito de defesa para os acusados, a Comissão Eleitoral se reuniu nesta manhã de terça-feira, dia 16, para dar o Parecer Final acerca dos processos das candidatas às eleições unificadas do Conselho Tutelar 2015.
O Blog do Assis, através das suas fontes, conseguiu com absoluta exclusividade cópias das atas da reunião da Comissão Eleitoral das Eleições Unificadas 2015, com o resultado final dos processos julgados.
A candidata Maura Ferreira Neta, primeira colocada na eleição, foi denunciada à Comissão Eleitoral por suposta compra de votos. Uma das denuncias fora feita  pela candidata Marcela Damasceno, que a comissão  votou pelo arquivamento por insuficiência de provas, e em  dois processos que teve como denunciante a Dra. Liana Maria Melo Lages, representante do Ministério Público. No processo Nº 01/2015, foram 4 votos pela impugnação e 1 voto pelo arquivamento; no processo Nº 02/2015, 3 votos pela impugnação e 2 votos pelo arquivamento. Veja as atas:
Outras duas candidatas  também foram denunciadas à Comissão eleitoral por suposta compra de votos no dia da eleição, Marcela Damasceno e Maria do Socorro de Sousa Moreira. Mas a Comissão Eleitoral, após avaliar os autos dos processos julgou pelo arquivamento das denúncias por insuficiência de provas contra as duas candidatas denunciadas.
A candidata impugnada, Maura Ferreira Neta, será notificada e terá direito a entrar com recurso contra o Parecer da Comissão Eleitoral, junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Repercussão:
As denuncias de compra de votos na eleição do Conselho Tutelar suscitou muitas opiniões balizadas  na questão política partidária. Muitos diziam nas rodas de conversa que não ia dá em nada, que era tudo um jogo de cartas marcadas para beneficiar candidatas A ou B, que desfrutavam da simpatia do poder público municipal.
Era a certeza imperante de muitos, porém, não foi o que aconteceu. Se a mão do poder tentou fazer a sua vontade, como se comentou na cidade, o resultado do julgamento nos mostra que os membros da Comissão Eleitoral não se deixaram dominar ou influenciar, foram seguros e agiram com independência, julgando de acordo com os autos dos processos.


Que bom ter sido assim. Esperamos que esta decisão madura e segura tenha reflexo nas eleições do próximo ano para prefeito e vereador, pois nem sempre as coisas são como a gente pensa, mas sim como elas acontecem, já dizia a vó Hermínia lá de Santa Júlia no auge dos seus setenta e poucos anos de vida bem vividos.
Fonte: Blog do Assis Dutra

domingo, 15 de novembro de 2015

Cidadão miguelalvense faz um relato sobre o uso de agrotóxico em Miguel Alves

 
 Precisamos divulgar muito, mostrando aos administradores dos municípios que muitas empresas chegam aos municípios e se instalam, dão uma propina ao prefeito e nada faz pela cidade, pelo contrário matam tudo que a natureza, passou décadas para criar. Em minha cidade não foi diferente, fica no Piauí é Miguel Alves que fica as margens do rio Parnaíba.
  A empresa Sul América agropastoril se instalou no município com um projeto mega milionário, plantio de arroz e soja, primeiro arrancaram com tratores D8 com enormes correntes o pulmão do município, nossas lindas palmeiras, depois o pio um avião sobrevoava os campos muito próximo da cidade e ao lado do rio, imaginem a tragédia, era veneno sobre tudo, até nos quintais muitas galinhas e outros animais morreram.

  Na cidade muito pequena nada de arborização, rede de esgoto em fim o saneamento que era obrigação da empresa nada foi cobrada pelos prefeitos que por ali passaram.

  Hoje já ouvi alguém falar todos os dejetos, isto é a água usada na irrigação com resíduos de veneno é simplesmente descartado no rio, matando peixes e acabando com um bem grandioso que nosso povo tem em abundância "a água do Parnaíba", e pio tudo isso acontece muito acima das bombas que capitam a água para  e abastecimento da população. Meu Deus socorro. Matam o povo para enriquecer pessoas que não tem nada haver com nossa terra, é lamentável.
 Fonte: Cidadão miguelalvense

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Ministério bloqueia seguro defeso e atinge 32 mil pescadores no Piauí

  Eles recebem o benefício durante o período em que a pesca é proibida.Federação de Pescadores teme danos ambientais e econômicos com bloqueio.
  O Ministério da Agricultura bloqueou por 120 dias o pagamento do seguro defeso. No Piauí, a decisão do Governo Federal surpreendeu os pescadores e deve atingir 32 mil pessoas que dependem do benefício no período da piracema, conhecimento como a desova dos peixes.
  Todo ano a pesca é suspensa por quase cinco meses, durante o período de reprodução de algumas espécies. Aqueles cadastrados nas cooperativas como pescador artesanal ganha um salário minímo por cada mês parado, chamado de seguro defeso.
  Segundo o vice-presidente da Fundação Rio Parnaíba, Carlos Máximo de Carvalho, o Governo Federal perdeu o controle de saber quem recebe o seguro é realmente dependente da pesca. No Piauí, os 32 mil pescadores artesanais cadastrados deveriam ganhar R$ 100 milhões este ano, no período em que a pesca esteve proibida.
  A primeira parcela do Seguro Defeso deveria ser paga ainda esta semana, mas ninguém vai receber. "Por hora esta portaria pediu  um tempo para classificar os beneficiados e levantar quantos meses parados, porque tinha se perdido o controle. Então eu acredito que a qualquer momento o seguro deva voltar para os pescadores artesanais", explicou Carlos Máximo.
  A novidade preocupa a Federação dos Pescadores do Piauí, que tem buscado uma solução junto ao Ministério da Agricultura. Para o vice-presidente da federação, Giordane Dória Silva, os impactos ambientais e econômicos são as consequências se a suspensão for mantida.
 Fonte: http://www.portalmaispiaui.com

terça-feira, 10 de novembro de 2015

IDOSA DE MIGUEL ALVES-PI PROCURA POR SUA FILHA HÁ 48 ANOS

  
 Dona Neli de Sousa Borges, a mesma mora na zona rural de Miguel Alves, na localidade Olho D’Água dos Azevedos, a sua filha a Maria da Consolação de Sousa Borges, saiu de casa ao 15 anos, para trabalha em Teresina, na capital do Piauí, na casa do senhor Oscar Azevedo, depois de lá, a mesma viajou para o estado do Pará, para trabalhar em Belém-PA, nunca mais a sua mãe sobre noticias da Maria da Consolação de Sousa Borges, é natural do município de Miguel Alves-PI.
  É filha do casal: Neli de Sousa Borges e do Antonio Zico, a mesma é sobrinha da Maria de Jesus Zico.
  O desejo da Dona Neli de Sousa Borges, sua mãe é reencontrar a sua filha.
  Quem pode ajudar!
  Entre em contato por e-mail: richarletuira@hotmail.com
 Ou por cel: (86) 99945-9047 Richarle 

sábado, 7 de novembro de 2015

Pedra Santa do Mato Seco Chama Atenção da População de Miguel Alves

      Pedra Santa na localidade Mato Seco no município de Miguel Alves- Piauí, atrai centenas de pessoas de vários lugares até de outros estados.

       Os moradores contam a história que há mais de 200 anos, um vaqueiro se perdeu na mata e aflito pediu a Deus para mostrar-lhe o caminho de volta para casa.

        Em seguida o vaqueiro avistou uma igreja no alto de um morro e nela uma mão que acenava o caminho para sua casa.

        Quando ele chegou em casa, contou o que tinha acontecido para sua família. Logo ele reuniu a família e levou para ver o que tinha visto.

        Ao chegar no local avistaram apenas uma enorme pedra e foi batizada de Pedra Santa. A partir daí a notícia se espalhou pela região, e muitos, milagres são ali realizados.

        Depoimento dos moradores da comunidade
        Todos os anos vem pessoas de fora pagar compromessas no Santuário Ecológico, os fies, soltam foguete em agradecimento pelo o milagre da cura; temos que manter a tradição desse povo humilde e religioso da nossa região. No ano passado foi celebrado uma missa, com padre de União-PI. Disse José de Arimateia.
        Vamos manter viva, essa tradição cultural e religiosa das famílias de Miguel Alves, e da cominidade Mato Seco. Disse: Dona Maria da Conceição!
     Edição e fotos: Richarle Tuira
    Maiores: e-mail.: richarletuira@hotmail.com
    Fone: (86) 9 9945-9047
  

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

IDOSO PROCURA FAMILIARES QUE NÃO HAVER HÁ 60 ANOS EM MIGUEL ALVES

 Raimundo  Nonato Barroso é natural de Miguel Alves, morava na zona rural, na localidade Olho D´Água dos Azevedos, saiu da sua terra aos 12 anos de idade desde então perdeu o contato com seus familiares que moram em Miguel Alves-PI.
 Hoje seu Raimundo Nonato Barroso, está com 72 anos, mora no estado do MACAPÁ/AP.
 O mesmo quer reencontrar os seus familiares que há bastante tempo não ver é um sonho dele.
 Ele, é filho do casal; Domingas de Jesus Barroso, e de Bernardo Barroso, o seu Raimundo Nonato, tem  6 irmaões, são:
1º  FRANCISCO DAS CHAGAS 
2º MARIA DE JESUS DOMINGAS BARROSO 
 MARIA DAS GRAÇAS BARROSO
4º RAIMUNDO NONATO BARROSO 
5º JOSE RIBAMAR
 MARIA DE FATIMA.

 Favor  entre em contato!
 Pelo fone:  (96) 99205-3306 Lana Cristina Baia Barroso
 WhatSapp: (96) 99205-3306
 Ajudem esse senhor reencontrar os seus familiares, pessoal!
 Maiores informações: E-mail: richarletuira@hotmail.com

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

SOS RIO PARNAÍBA

  
  O rio Parnaíba em Miguel Alves, está com a sua capacidade de água muita baixa; é preocupante para os ribeirinhos que moram perto das margens dele.
   O rio Parnaíba ele é o 2º segundo rio do Nordeste, perene ele nasce na Chapada da Mangabeira, percorre 1.475 km. Até desembocar no Oceano Atlântico.
   O velho Monge que no passando foi palco dos vapores a lenha, das barcas vindas de Parnaíba, trazendo no porão, sal em pedra, rapadura, pote de barro e outros tipos de mercadorias para serem vendidas aos habitantes ribeirinhos.
   O rio Parnaíba está morrendo por causa do desmatamento de suas matas ciliares, o assoreamento já visível que vem acontecendo ao logo dos anos e nunca foi feito nada para impedir esses crimes ambientais. Precisamos fazer alguma coisa para salvar o rio, é necessário ações constantes dos governos durante um período que possibilitem a recuperação do rio, e a conscientização da população para sua preservação ambiental. 
    Têm muitos bancos de areia no seu leito, a sua capacidade não é mais  suficiente para navegação de grande pote; a balsa, está tendo dificuldade de atravessar de Miguel Alves, para Duque Bacelar-MA até as pequenas navegações estão tendo dificuldades para navegar como canoa, pois os pescadores já teme pelo seu sustento os peixes estão ficando extinto.
                                 
  Lembrando  os piauienses e maranhenses se conscientizem da importância do rio Parnaíba pois ele é 2º segundo e maior rio do Nordeste em volume de  a água doce perene; um milhão habitantes que vivem perto das suas margens devem lembra-se de utilizar a água de maneira correta para beber, cozinhar, irrigar, plantações; os governos piauiense, e maranhense e federal, que olhassem com bons, olhos, para essa população ribeirinha, através de um mesmo projeto, se empenhando na preservação das nascentes e das margens do Velho Monge, estão teríamos a garantia da diminuição dos problemas ambientais que há muitos anos estão agredindo o curso d`água tão importante. 
 Resgatar e preservar as matas ciliares do rio, é uma fonte de sobrevivência para todos nós.
   Queremos ações concretas que puna os verdadeiros culpados que não fique só no esquecimento.
  Faltas políticas públicas voltadas  para preservação do rio Parnaíba, temos que nos unir para resolver o problema que há vários anos vem acontecendo e nunca foi tomadas as devidas providencias necessárias para resolver o problema de vez.
  A solução é reflorestar toda margem do rio que está desmatada e os lavradores, vazanteiros, agroindústria, tem que respeitar o limite da margem do rio, não derrubar as arvores, evitar queimadas e não pode fazer quintas nas áreas de APP,S áreas de preservação permanente pois tem pouca mata ciliar temos que preservar as margens do rio pois o mesmo está secando. 
     Edição e fotos: Richarle Tuira

   Maiores informações: E-mail: richarletuira@hotmail.com 
                 Assista o vídeo sobre o rio Parnaíba, feito por Juscelino Oliveira


ATENÇÃO HOMENS ACIMA DE 40 !

    Novembro Azul (Movember) é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida a sociedade e aos homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas.1
  Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estiloMario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.2
  O movimento surgiu na Austrália, em 2003,3 aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.4
  Na verdade, novembro azul é mais tradicionalmente dedicado ao diabetes mellitus. Em 14 de Novembro, data do nascimento do Dr. Banting, descobridor da insulina, comemora-se o dia mundial do diabetes (a data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes - IDF e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas(ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetes como uma doença crônica e de alto custo mundial), e no mundo inteiro, ações são desenvolvidas para que o diabetes seja mais divulgado, seus modos de prevenção, diagnostico precoce e manejos. Em muitos locais do mundo, instituições são iluminadas de azul, caminhadas são propostas, ações em ruas movimentadas, etc.
  Há também o agosto azul, mês dedicado à prevenção das causas gerais de mortes masculinas, incluindo a violência urbana com mortes por armas de fogo e armas brancas, mortes no trânsito, câncer de próstata, etc, mas sem menção ao diabetes. Portanto, classicamente, novembro azul é o movimento mundial para o diabetes. a IDF- Federação Internacional de Diabetes estima que haverão 410 milhões de diabéticos em 2025, hoje há mais de 230 milhões de diabéticos, uma doença que traz inúmeras complicações, mortes cardiovasculares, incapacitações e amputações, cegueira, etc
  Fonte: http://culturapauferrense.blogspot.com.br/2014/11/atencao-garotos-acima-de-40.html