quarta-feira, 4 de novembro de 2015

SOS RIO PARNAÍBA

  
  O rio Parnaíba em Miguel Alves, está com a sua capacidade de água muita baixa; é preocupante para os ribeirinhos que moram perto das margens dele.
   O rio Parnaíba ele é o 2º segundo rio do Nordeste, perene ele nasce na Chapada da Mangabeira, percorre 1.475 km. Até desembocar no Oceano Atlântico.
   O velho Monge que no passando foi palco dos vapores a lenha, das barcas vindas de Parnaíba, trazendo no porão, sal em pedra, rapadura, pote de barro e outros tipos de mercadorias para serem vendidas aos habitantes ribeirinhos.
   O rio Parnaíba está morrendo por causa do desmatamento de suas matas ciliares, o assoreamento já visível que vem acontecendo ao logo dos anos e nunca foi feito nada para impedir esses crimes ambientais. Precisamos fazer alguma coisa para salvar o rio, é necessário ações constantes dos governos durante um período que possibilitem a recuperação do rio, e a conscientização da população para sua preservação ambiental. 
    Têm muitos bancos de areia no seu leito, a sua capacidade não é mais  suficiente para navegação de grande pote; a balsa, está tendo dificuldade de atravessar de Miguel Alves, para Duque Bacelar-MA até as pequenas navegações estão tendo dificuldades para navegar como canoa, pois os pescadores já teme pelo seu sustento os peixes estão ficando extinto.
                                 
  Lembrando  os piauienses e maranhenses se conscientizem da importância do rio Parnaíba pois ele é 2º segundo e maior rio do Nordeste em volume de  a água doce perene; um milhão habitantes que vivem perto das suas margens devem lembra-se de utilizar a água de maneira correta para beber, cozinhar, irrigar, plantações; os governos piauiense, e maranhense e federal, que olhassem com bons, olhos, para essa população ribeirinha, através de um mesmo projeto, se empenhando na preservação das nascentes e das margens do Velho Monge, estão teríamos a garantia da diminuição dos problemas ambientais que há muitos anos estão agredindo o curso d`água tão importante. 
 Resgatar e preservar as matas ciliares do rio, é uma fonte de sobrevivência para todos nós.
   Queremos ações concretas que puna os verdadeiros culpados que não fique só no esquecimento.
  Faltas políticas públicas voltadas  para preservação do rio Parnaíba, temos que nos unir para resolver o problema que há vários anos vem acontecendo e nunca foi tomadas as devidas providencias necessárias para resolver o problema de vez.
  A solução é reflorestar toda margem do rio que está desmatada e os lavradores, vazanteiros, agroindústria, tem que respeitar o limite da margem do rio, não derrubar as arvores, evitar queimadas e não pode fazer quintas nas áreas de APP,S áreas de preservação permanente pois tem pouca mata ciliar temos que preservar as margens do rio pois o mesmo está secando. 
     Edição e fotos: Richarle Tuira

   Maiores informações: E-mail: richarletuira@hotmail.com 
                 Assista o vídeo sobre o rio Parnaíba, feito por Juscelino Oliveira


2 comentários:

  1. Bela iniciativa do escritor Richarle Tuira, muito boa a matéria serve para conscientizar a a população ribeirinha da importância do Rio Parnaíba, o mesmo tem sofrido ação do homem há vários anos, tem sido agredido sem piedade esse curso D´água tão importante para nós miguelalvenses.
    Boa sorte, na sua luta espero que alguém te ajude a desenvolver esse projeto de grande importância para todos nós!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu amigo pelo apoio!

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA VISITA, VOLTE SEMPRE!
UM ABRAÇO!