domingo, 13 de dezembro de 2015

CÂMARA NEGA CESSÃO DE CRÉDITO À PREFEITURA DE MIGUEL ALVES


A prefeitura de Miguel Alves vai receber um precatório do FUNDEB no valor de 39 milhões, cuja previsão de pagamento é dezembro de 2016, Por este motivo, a prefeita Salete Rego   encaminhou projeto à Câmara solicitando autorização para uma cessão de crédito no valor 39 milhões de reais. Mas o projeto não entrou na pauta na seção desta sexta-feira, 12.
Como era a última seção do ano legislativo/ 2015, a Câmara votou e aprovou o Orçamento Geral do Município para 2016 com algumas emendas. O vereador Cleó, líder da prefeita, apresentou uma emenda ao Orçamento propondo uma cessão de crédito de 29 milhões de reais. A emenda discriminava a aplicação dos recursos que são específico para a educação. O vereador Josenias Rosa também apresentou uma sub emenda, mantendo os 39 milhões, e sugerindo que deste valor 60% fosse para o pagamento dos professores.
Após passar pelas comissões de finanças e de justiça, as emendas foram pra votação do plenário. A emenda do vereador Cleó precisava de 7 votos para ser aprovada, mas aconteceu o inesperado. Quando o placar da votação estava 6 X 5, favorável à emenda do vereador,  faltando apenas um voto para a ser aprovada, o vereador Jânio Bina, da base de apoio da prefeita, se absteve do voto e a emenda não passou.  Em seguida, foi votada a subemenda do vereador Josenias Rosa, sendo aprovada quase que pela unanimidade dos vereadores presentes. Apenas o vereador Jânio Bina se absteve mais uma vez.
O que deu no Jânio  Bina?
Aliados da prefeita que acompanhavam a votação ficaram atônitos com o posicionamento do vereador Jânio Bina, uma vez que o voto dele garantiria a aprovação da emenda que tratava da cessão de crédito no valor de 29 milhões de reais. O que deu no Jânio Bina? Assim perguntavam os aliados da prefeita, enquanto a oposição se dava por satisfeita.
Rumores na cidade
A posição do vereador Jânio Bina foi o assunto da vez no Maringá e nas rodas de conversas na cidade neste sábado.  O staff político da prefeita depois da seção e da derrota obtida, reuniu-se no Maringá para discutir e tentar entender a posição do vereador Jânio Bina. Nas rodas de conversa se falou até que o vereador antes da seção fez lá suas exigências e não foi atendido e se rebelou. Já o vereador Chiquim Gastão, que é da oposição, votou a favor da emenda do vereador Cleó, deixando  a oposição inquieta.
E agora como será?
O orçamento foi aprovado com uma cessão de crédito de 39 milhões de reais, que são do precatório da educação. SE a prefeita Salete Rego quiser fazer uma transação financeira com um banco para ter a antecipação desse montante, terá de enviar um novo projeto à Câmara solicitando autorização para cessão de crédito.  Andou perto de acontecer tudo que a prefeita planejara, mas o Bina jogou água na fogueira e deixou a base da prefeita desalinhada.
 Fonte: Blog do Assis Dutra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA, VOLTE SEMPRE!
UM ABRAÇO!