segunda-feira, 26 de março de 2012

A História de Miguel Alves

Cidade da região Norte Piauiense, que obteve autonomia política em 24/05/1912. Está a 50m de altitude, 112 Km distante de Teresina
Em 2010, dados do IBGE a população de Miguel Alves, é 32.292 habitantes.

Mesorregião Norte Piauiense
Microrregião Baixo Parnaíba Piauiense
              Miguel Alves-Piauí
                 Localização do município
  Situa-se na mesorregião e microrregião de Teresina, no Baixo Parnaíba, com uma àrea de 1.419 km², ficando 112 km da capital. Limitando-se:
  Ao norte- Porto/PI, a 45 km e ao Estado do Maranhão.
  Ao sul- União a 54 km, Lagoa Alegre a 86 km,e Cabeceiras.
  Ao Leste- Nossa Senhora dos Remédios, a 62 km, e Barras a 95 km.
  Ao Oeste- Estado do Maranhão, a 10 km a cidade de Duque Bacelar, o acesso é feito de Balsa.
Características geográficas
Características geográficas
  Área 1.419 km ²
  População 32.292 Hab./ IBGE/ 2010
  Densidade 22,6 Hab./km² 
  Altitude 50 metros
  Longitude - 42° 53''43
  Fuso horário UTC-3
  Bioma Cerrado e Caatinga
O município é em geral plano, sem montanhas e tem morros de pequena altura. Seu principal curso d'água é o Rio Parnaíba, perene e próprio para navegação de embarcações de pequeno porte. Suas principais lagoas: Riachão, Salina, Almas, Curtumes, Caraíbas, Conceição e Lagoa Porta. E os riachos de maior volume d água: Tamanduá, Arara, Ameixa, Riachão das Piranhas e Riachão de Fora.
  O Clima
O clima é tropical semi-árido quente, com duração do período seco de seis meses. Temperatura máxima de 37ªC e mínima de 22ªC. Média pluviométrica em torno de 1.200 mm/ano. O período chuvoso inicia-se normalmente em dezembro, porém é de janeiro a maio que ocorre a maior concentração, com cerca de 85% do total anual.O Município de Miguel Alves apresenta, como o dos demais municípios do Médio Parnaíba, um clima mais ou menos quente e seco. 
  Em conseqüência da maior seca do século XIX, por volta de 1875, vários migrantes nordestinos, principalmente cearenses, fugindo da seca, fixaram residência nas propriedades do Sr. Miguel Alves, tendo em vista a notícia que o lugar era muito fértil e agradável a diversos cultivares. Em lugar previamente determinado pelo proprietário, levantaram suas casas e passaram
a trabalhar na agricultura, aproveitando sempre as áreas ribeirinhas, as vazantes e os baixões. Antes da chegada dos migrantes o lugar possuía seis (06) habitantes e, em 1875, devido à migração, o numero de moradores cresceu bastante e o lugar passou a ser conhecido como Arraial do Seu Miguel. Entre 1880 e 1885 chegaram os senhores Ricardo Antonio Xavier e Lúcio Ferreira da Silva que passaram, além do fumo, cultivar também o algodão. Nessa época chegou Mariano de Sousa Mendes que além das citadas acima criava gado. A partir daí estabeleceram as primeiras lojas comerciais, fundaram as primeiras fazendas e, juntamente com Miguel Alves, levantaram as primeiras casas de telhas, erigiram a capela de São Miguel Arcanjo e construíram o primeiro cemitério. Proclamada a República, o lugarejo sobressaia-se pelo progresso e o crescimento em todos os aspectos.
Origem e Fundação
Sabe-se pelos primeiros habitantes da lugar, que chamavam de Porto da Lenha, isto porque, a navegação feita no Rio Parnaíba, tinha lugares para ancorarem vapores e lanchas, com a finalidade, de venderem mercadorias e comprarem abastecimentos, para longas viagens , rio à cima, rio abaixo, também pegavam lenhas para combustão das máquinas à vapor como chamavam.

No começo do século XIX, o cearense Miguel Alves, castigado pelas secas de sua terra, aqui chegou, construindo residência num morro perto do rio Parnaíba. A vista era muito bonita , por este motivo chamaram de Monte Alegre. Desenvolvendo o comércio e o cultivo da terra, produzindo arroz, milho, mandioca, algodão e fumo, o qual foi o principal produto da terra por vários anos. Seus descendentes permaneceram no povoado.

Em 1830, travaram-se renhidas lutas em diversas localidades do povoado; motivadas pelos revoltosos, chamados de Balaios.

A Lei Número 636, de 11 de julho de 1911, deu ao povoado ou vila o Nome de Miguel Alves. Deram o título de Distrito Judiciário, pertencente a comarca de União . Em 24 de maio de 1912, o Juiz de Direito da cidade de União, Dr. Luiz Nogueira, instalou o município de Miguel Alves.

Comarca de Miguel Alves
A Lei nº 996, de 20 de julho de 1920, criou a Comarca da cidade, nomeando, como Juiz de Direito, um dos filhos da terra, o jovem Bacharel Dr. Simplício de Sousa Mendes, que foi nomeado pelo Decreto Lei nº 753, de 23 de outubro de 1920.

Constituição e Divisão Territórial do Município
O município de Miguel Alves foi criado através da lei 636 de 11 de julho de 1911 oriundo do desmembramento do município de União. Sua instalação, porém, deu-se no dia 24 de maio de 1912 por intermedio do Juiz de Direito da cidade de União, Dr. Luiz Nogueira. O termo judiciário, ficou pertencendo a comarca de União. Seus principais povoados são Angelim, Lembrança, Região do Designo e Cupins, entre outros.
Atividades Econômicas
A economia baseia-se principalmente no setor primário, destacando-se as culturas de arroz, milho, feijão e mandioca.
A pecuária tem seu destaque na economia porém sua exploração é feita em regime extensivo com prioridade para animais de corte.
Destaca-se, também, o extrativismo vegetal com a exploração do coco - babaçu seguido pela cera de carnaúba. A indústria apresenta-se como atividade de grande importância econômica absorvendo grande quantidade de mão-de-obra através do setor de produção da cultura do arroz.

Destaca-se a Agro - Industrial Baquit S.A - AGROBASA com parboilização e fabricação de massas com mercado consumidor garantido em diversos estados do país.
O comércio compõe-se principalmente de pequenos negócios com aproximadamente 250 estabelecimentos, grande parte informal, com absorção de mão-de-obra familiar. Na área de Serviços o município é composto de aproximadamente 40(quarenta) estabelecimentos.

Saúde
O município conta com 01 hospital, mantido pelo município de Miguel Alves-Piaui, localizado na sua sede, com capacidade de 25 leitos, denominado Hospital Pedro Vasconcelos. Existe ainda na sede do município em posto de atendimento chamado SOS HAMILTON AZEVEDO, contando com 06 (seis) leitos, mantido pela Prefeitura Municipal, contando ainda com médicos, dentistas, enfermeiros e atendentes de enfermagem.
Na zona rural estão localizados 09 postos de saúde mantidos também pelo município.
Existe ainda no município o Programa de Agentes de Saúde (PACS), que conta com 71 Agentes atendendo às zonas rural e urbana. Destacamos, também, o Programa de saúde da Família (PSF) composto por 05 equipes.

Educação
O município foi integrado ao plano de reforma do ensino onde os níveis de educação seguem as Leis de Diretrizes de Base com Educação Básica e Educação Superior. A Prefeitura Municipal de Miguel Alves reformulou o Plano de Carreira e Remuneração do Magistério através da Lei Existem 12 salas de vídeo e uma biblioteca municipal, que dispõe de 2.010 livros de 1º e 2º grau., conta ainda com uma Escola Profissionalizante com o curso de computação com 12 computadores. O curso é gratuito e tem carga horária de 60 horas/aulas. Municipal Nº 628 de 12 de dezembro de 1997. O município é servido por 100 (cem) escolas municipais. O município conta com 01 escola particular com ensino da Pré-Escola até a 8ª Série. Atualmente conta com 298 alunos.

Os destaques culturais do município
Cultura
No Município é realizado no mês de julho a "Semana Cultural" promovido pela AESMA ( Associação dos Estudantes Secundaristas de Miguel Alves ). Com teatro, danças, oficina de arte e palestras.

O artesanato Local
Destacar-se pelo trabalho de bordados( ponto de cruz) pintura em tecido e tricô, artesanato em palha, cerâmica, couro e confeçção de redes, e do artesanato do cocô barbaçu das quebradeiras de cocô que fazem um belo trabalho.

Folclore
Tambor de Crioula, iniciado entre amigos no ano de 1960, permanece até os dias de hoje. É composto por 13 membros, sendo 04 homens que cantam e tocam e 09 mulheres dancarinas. As cantigas são improvisadas no ritmo afro-baiano, sempre acompanhadas de tambores.

Festas tradicionais do município Sociais e religiosas são:
Baile do Hawai em fereveiro/ maio, aniversário do município.Fetejos de Santa Rita de Cassia em maio dia 13 a 22 São Pedro em 19n a 29 de junho no bairro Beira Rio, de São Miguel Arcanjo em setembro de 19 a 29 e  no mês no de novembro 12 a dia 22 o festejo de Santa Cecília no Bairro Cohebe.
Festas Juninas, realizadas entre os meses de junho e por ocosião dos festejos de São João e São Pedro. Bastante tradicional no município envolvendo tanto a população jovem quanto a adulta.


Turismo 
Apesar de localização ás margens do Rio Parnaíba, o município de Miguel Alves conta com um ponto turistico à prainha ao finais de semana às famílias miguelalvenses costumam frentar é um nova opção de lazer na cidade.
Com músicas ao vivo com apresentações de bandas locais.
Além disso, o município apresentam pontos turísticos como: Barragem de Flores, da Lembrança Barragem de Matães com passagem molhada, Monumento ao Cristo Redentor , Gruta de Nossa do Pertupétuo Socorro, a igreja de São Miguel Arcanjo, e o Ginásio Poliesportivo Chico Noca.

Estrutura Geológica
Estudos do Professor João Gabriel Baptista, revelam que o Município de Miguel Alves está incluso no Grupo de Formação Geológica BARREIRAS, do período mais ou menos quaternário ou terciário, sem data definida, por existir em sua parte inferior o calcário Pirabas que se julga Miocenico. Possui arenitos caulínicos, com lentes de folhelhos, aflorando nas proximidades do Rio Parnaíba, a leste e a noroeste do Município, com cores predominantes a vermelha e a amarela. A sede do Município está assentada nas bases geológicas das formações Pedra de Fogo e Aluviões.

Recursos Minerais
A presença de minérios no Município ainda não possui um estudo aprofundado. Porém apenas se conhece a presença de alguns deles: CALCÁRIO: Embora em pouca escala, o Calcário é encontrado nos lugares Pitombeiras, próximo à cidade e ainda a oeste desta, nas cercanias da estrada que ligas Miguel Alves a Coelho Neto (MA).

PIRITA: Mineral monométrico, geralmente amarelo cor de latão, podendo existir em cristais isolados de brilho metalino ou, em agregados compactos e sem brilho. É encontrado nas rochas e no carvão de pedra. Algumas piritas podem conter ouro. Devido à sua coloração amarela e brilho metálico, é conhecida vulgarmente como ouro dos tolos, sendo muito usada na fabricação de ácido sulfúrico. Em Miguel Alves existe na região do povoado Lembrança, com acesso pela PI 110 - Miguel Alves/Barras.

Com boas condições de acesso por via asfaltada através da PI-112, Miguel Alves, município situado a 110 quilômetros de Teresina, conta com várias realizações do Governo do Piauí nas áreas de infra-estrutura e saneamento básico por meio do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), Companhia de Habitação do Piauí (Cohab) e outros órgãos.

Quatro comunidades rurais: Designo, Lembrança, Remanso e Santa Bárbara, que somam 696 famílias, foram beneficiadas com projetos de eletrificação rural através do PCPR, enquanto 30 famílias que ficaram desabrigadas em decorrência de enchentes do Rio Parnaíba foram contempladas com moradias construídas pela Cohab.

No setor primário, a Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR) registrou 144 contratos do Seguro Safra, beneficiando 432 famílias; o Crédito Rural do Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar) firmou 180 contratos, beneficiando 3.242 famílias. Foram distribuídas aos pequenos produtores 3.400 quilos de sementes de milho e 1.400 quilos de sementes de feijão.
Por meio de convênio entre o Instituto de Terras do Piauí (Interpi) e Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra), foram concedidos créditos de apoio a 752 famílias e de habitação a 212 famílias, enquanto a Água e Esgotos do Piauí S.A (Agespisa) providenciou a obra de extensão da rede de distribuição de água ao bairro Angelim, bem como a ampliação do reservatório da sede do município.

Na área da segurança, foi realizada a obra de recuperação da delegacia local e entregue uma viatura para o policiamento preventivo e ostensivo.E foi inaguarado no  de 2012. O GPM ( Grupo de Policiamento Militar de Miguel Alves). Na área de saúde, está prevista, para dezembro próximo, a obra de recuperação do hospital, enquanto na área de rodovias, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) realizou a recuperação de um trecho de 45 quilômetros de acesso à comunidade São José dos Monteiros.
Fonte: Do Texto IBGE
Foto:Odally Viana

7 comentários:

  1. Muito bom!O seu trabalho,Richarle.
    Parabéns pela iniciativa.
    Sucesso pra você!
    Maria

    ResponderExcluir
  2. Saudade do meu tempo de criança quando visitei, essa cidade, pela primeira vez. Guardo essas lembranças comigo com muito carinho.

    Contar a história de Miguel Alves e suas nuances culturais é realmente um trabalho admirável.

    Parabéns, Richarle.

    ResponderExcluir
  3. adorei conhecer a historia da minha cidade querida

    ResponderExcluir
  4. Quem construiu a praça José regô

    ResponderExcluir
  5. gostaria de saber se a registros sobre a historia da aaviacao em Miguel Alves pois sou apaixonadopor aviação,minha família e toda dai e sei que 2 cias aéreas a cruzeiro e a real aerovias operaram ai nos anos 30 e 60.se tiverem fotos textos postem nessa pagina fico muito agradecido.

    ResponderExcluir
  6. Muito bonito adorei a história de miguel alves

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA VISITA, VOLTE SEMPRE!
UM ABRAÇO!