domingo, 5 de fevereiro de 2017

Repentista e poeta Domingos Martins da Fonseca

Biografia
 Domingos Martins da Fonseca nasceu a 12 de junho de 1913, no distrito de Santa Luzia, município Miguel Alves, Piauí, onde fez o curso primário. Poeta, violeiro e repentista.
Falecido a 28 de abril de 1958, em Fortaleza, Ceará.
Aos 10 anos de idade já cantava e improvisava.
  Poeta popular de renome, considerado o maior repentista do Piauí e maior cantador lírico, ao som da viola. Foi cognominado o “armazém do improviso”.
  Viajou pelo Brasil fazendo campanha em favor da valorização da profissão do violeiro, notadamente Recife, os Estados do Nordeste todo e São Paulo.
  Tomou parte no Congresso de Cantadores em Recife, Pernambuco, realizado no Teatro Santa Isabel, batendo-se brilhantemente com o pernambucano Dimas Batista Patriota, na noite de 5 de outubro de 1948. Os dois aplaudidos de pé, pela assistência, classificados na auréola do empate.
Pioneiro da fundação da Associação dos Cantadores do Nordeste.
  Publicou “Poemas e Canções”, Bahia, 1956, com distribuição em benefício da Associação dos Cantadores do Nordeste.
  Dizia Domingos Fonseca: “Pensam que eu canto contente, eu canto dores”.
Domingos Fonseca faleceu no mais completo estado de miséria: o corpo coberto de chagas, proveniente de uma doença denominada Fremon, nome popular.
  O violeiro Domingos da Fonseca também foi objeto de estudo numa famosa universidade francesa, em razão, evidentemente, da expressividade que representou sua obra no campo do repente.
  Fonte: “O Dossiê do Fonseca”, de Carlos Alberto Barreto, Teresina, Piauí, 1991. E professor Orlando Torres Filho.

2 comentários:

  1. Parabéns o nosso poeta Domingos da Fonseca pelo seu Centenário que irá fazer no dia 12 de junho, essa data marca o nascimento do poeta.Que é uma referência para todos os poetas de todo Brasil.
    Desde já te parabenizo você, escritor Richarle Tuira, por divulgar a nossa cultura, a poesia,o tambor de crioula etc.
    Um abraço querido!
    Parabéns pelo lindo trabalho que você,faz com amor você,é um guerreiro,
    sou sua fã de carteirinha te admiro muito pela sua bravura de continuar lutando por um Miguel Alves Melhor realmente nossa cidade precisa de pessoas assim como você, que valoriza a cultura em um modo geral.

    ResponderExcluir
  2. Queria ter conhecido ele pois ele era meu avô o nome da minha vó que era esposa dele era Maria Josefa Fonseca de Sousa mãe de Bernadete Fonseca de Sousa

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA VISITA, VOLTE SEMPRE!
UM ABRAÇO!