quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Associação das Quebradeiras de Coco de Miguel Alves

Foto da internet
Foto: Divulgação
Nossa história, nossas conquistas!
  Éramos apenas mulheres...Quando crianças, brincávamos a sombra dos babaçuais no norte do Piauí. Quebrávamos coco para extrair o azeite, a massa, o carvão... Ajudávamos a família na dura luta pela sobrevivência. Ficamos adultas, casamos, vieram os filhos ...Um dia , acordávamos para o mundo, e percebemos que tínhamos asas para voar!
  A partir do ano 2005 iniciamos uma significava caminhada coletiva, rumo á libertação da mulher. Com o apoio da Pastoral da Terra (CPT) realizamos encontros e rodas de conversas de assuntos como relações de poder e gênero, família, cidadania, política públicas, entre outros. Hoje, somos reconhecidas juridicamente como ASSOCIAÇÃO DAS QUEBRADEIRAS DE COCO DE MIGUEL ALVES. Abrimos a boca fazendo ouvir nossa voz, expressamos nossas dores e amores, dificuldades e sonhos!
  Lutamos para romper as correntes da dominação da sociedade patriarcal.
  O segundo passo é a organização em setores de produção : Setor 1: Todos Os Santos Setor 2: Ezequiel, Richo do Conrado, e Paraíso; Setor 3: Retrato e Poção. Produzimos massa de coco de azeite , bolo, biscoito, artesanato e produtos de limpeza, praticando o extrativismo, preservando esta grande riqueza natural de nossa terra, com os princípios da Economia Solidária. A Divina Fonte da Vida , que é o próprio Deus nos ilumina nesta caminhada.
 E ao quebrarmos o coco , animadamente cantamos :
         Ei, não derrube esta palmeira !
         Ei, não derrube as palmeiras!
         Você sabe que não pode derrubar,
         Precisamos preservar as riquezas naturais!
        
CONHEÇA E APRECIE O VALOR NUTRITIVO E MEDICINAL DA FARINHA DE BABAÇU
  100% NATURAL
  BOLO DE FARINHA DE BABAÇU
  INGREDIENTES: 04 ovos, 02 xícaras de açúcar, 200g de margarina , 02 xícaras de farinha de babaçu, 02 xícaras de trigo com fermento , 01 pitada de sal.
Preparo: Bata as claras em neve e reserve-as. Em seguida bata o açúcar, a margarina e as gemas. Aos poucos, acrescento o trigo e a farinha de babaçu, alterando com leite morno. Finalmente junte as claras em neve asse em forno brando por 25 minutos.

Mingau de Farinha de Babaçu
Ingredientes: 01 litro de leite, 01 pitada de sal o1 xícara de açúcar, 03 colheres de farinha de babaçu canela em pó e coco ralado.
Preparo: Pegue a farinha de babaçu e adicione ao leite, mexa bem até a farinha dissolver por igual. Em seguida, o sal e adoce a gosto; leve ao fogo brando para cozinha., após a fervura, retire do fogo e adicione a canela e o coco ralado( opcional). Sirva quente ou frio.

Suco de Frutas

Adicione 01colher de sopa de Farinha de Babaçu no copo do liquidificador . Acrescente 300 ml de leite, água ou suco natural e bata por 30 segundos. Adoce a gosto e sirva de preferência gelado.

Vitamina

Bata no liquidificador 600 ml de leite, 03 bananas , 01 maçã descascada (ou outras frutas) e 03 colheres de Farinha de Babaçu. Adoce agosto e sirva, de preferência gelado.

Valor medicinal

Indicação: Inflamações em geral, feridas crônicas, úlcera gástrica e duodenal, colite ulcerosa, leucemia, anemia , varizes, obesidade, celulite, diabetes, sinusite, hemorragia, assaduras, esgotamento nervoso e mental, cólicas menstruais.
 Conservar em local seco e arejado

  Ajude a preservar nossa Floresta!

  Apoio: Miguel Alves Ponto de Cultura
  Maiores: Informações falar comigo: E-mail: richarletuira@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA, VOLTE SEMPRE!
UM ABRAÇO!