terça-feira, 8 de outubro de 2013

Miguel Alves e os seus contrastes

  Casa da Fazenda Olho D”água dos Azevedos – uma imagem de rara beleza. Às vezes a gente ouve pessoas dizerem que Miguel Alves é fim de linha, que não há nada de interessante no município capaz de atrair as atenções das pessoas que o visitam. Infelizmente esta é a primeira impressão de quem chega à cidade, ao perceber que por parte dos próprios moradores não há o conhecimento pleno sobre o Código de Postura do Município, culpa talvez do poder público municipal, que neste caso se mostra omisso.
  Mesmo assim, a cidade ostenta ainda prédios públicos e privados que nos contam boa parte da história centenária do Município. A igreja matriz de São Miguel Arcanjo, o edifício sede da Prefeitura Municipal, a Unidade Escolar Mariano Mendes, além de algumas residências que resistem ao tempo, tanto na cidade quanto na zona rural do município.
  Quem viaja pela zona rural do município avista velhos casarões que fazem parte da história do município. Umas não resistiram mais as marcas do tempo e tombaram como é caso da casa do sr José Eulálio no São José dos Monteiros; outras estão se transformando em escombros, como é o caso do Casarão da Família Sousa Mendes  na localidade Centro do Desígnio e a casada família Rodrigues, no Bom Princípio,a Igreja de Cupins e o Casarão do Olho D’água dos Azevedo, obras dos escravos.
  Mas nem tudo está ruindo, ainda existem casas na zona rural de Miguel Alves que merecem destaque pela beleza que ostentam. Vejam algumas que alguns viajores conseguiram fotografar, eque este Blog procura publicar para mostrar ao mundo, através da grande rede, a veja imagem de Miguel Alves.
Foto 2: Edifício da Prefeitra Municipal de Miguel Alves–PI uma foto antiga que nos mostra o seu estilo.
A casa da Fazenda Cupins, lá no limite com o município de Lagoa Alegre, pertencente à família Eudóxio Melo

 Por último, uma foto que deixa qualquer um triste em ver a velha Igreja de Cupins aos poucos se transformando em escombros, jogando por terra parte de uma história de decanas famílias da região, que tiveram toda uma vida religiosa sob o teto da velha igreja. Batizados, casamentos, missas e leilões ainda permeiam a mente de quem teve a felicidade de acompanhar os festejos de São Francisco.
A razão deste artigo não de jeito nenhum impulsionar um saudosismo que mora em mim, mas sobretudo e principalmente acordar as pessoas que amam Miguel Alves para que o invés de ficarem construindo contendas e desordem por conta de uma política ainda escrita com p minúsculo deveriam cuidar do que de belo e valoroso ainda existe na Terra de Miguel Ximenes de Mello, um irmão nosso desconhecido, mas que em breve será lembrado por este blog.
Imagens belas como estas devem ser motivos de orgulhos para todos nós. Nos fazem esquecer as tristes imagens que são mostradas em rede nacional.

Barragem da Flores
                              Fonte: Portal Acesse Miguel Alves
Essa matéria foi públicada em 20 de Março de 2013.

                                    Cristo Redetor em Miguel Alves-PI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

OBRIGADO PELA VISITA, VOLTE SEMPRE!
UM ABRAÇO!